sexta-feira, 6 de maio de 2016

[Novidade] - Bertrand: "Como Publicar o Seu Livro" de Rita Canas Mendes

Como Publicar o Seu Livro
Rita Canas Mendes

O Mundo Editorial por Dentro e Fora

Não é por acaso que se fala em «escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho» para aludir a uma vida realizada. Com este título – Como Publicar o Seu Livro – Rita Canas Mendes apresenta um manual sobre tudo aquilo que é importante saber antes de publicar um livro, procurando dar resposta às mais variadas dúvidas de um novo autor.

Este é um livro bastante completo e único no mercado sobre este tema, procurando ajudar um futuro autor a fazer chegar a sua obra ao público nas melhores condições possíveis. «Não basta escrever um óptimo texto e esperar que tudo o resto aconteça sozinho. Os autores podem e devem analisar o mercado e conhecer os processos por dentro, de modo a alcançarem os melhores resultados, conforme as suas motivações e objectivos. Autores mais informados são, necessariamente, autores mais bem-sucedidos», afirma Rita Canas Mendes no seu livro.

Como Publicar o Seu Livro é ‘aquele’ manual-chave para quem planeia escrever uma obra, para quem terminou o seu primeiro romance, para o doutorado que concluiu a sua tese e quer publicá-la, para o escritor experiente que pretende compreender melhor o que se passa nos bastidores, para o autor de livros infantis que está prestes a negociar condições contratuais, para todos os que ponderam a autoedição e para os curiosos em geral. No fundo, para todos aqueles que amam livros e sonham publicar o seu*.

Como abordar uma editora, o contrato editorial, o processo de publicação, como promover um livro – marketing e comunicação -, a relação com o público e os parceiros, os direitos de autor e impostos são alguns dos muitos tópicos abordados neste guia.

*Aviso: A autora seguiu todas as recomendações que constam nesta obra e o resultado está à vista!

Sinopse:
«Já quase toda a gente pensou em publicar um romance, uma autobiografia, uma coletânea de poemas, um guia prático, uma compilação de receitas ou um ensaio. Não é por acaso que falamos em “escrever um livro, plantar uma árvore, ter um filho” para aludir a uma vida realizada. Escrever e publicar uma obra pode ser, de facto, muito empolgante. Contudo, por não saberem ao certo como funciona a edição, muitas pessoas sentem-se perdidas ou acabam por deixar as suas ideias na gaveta.
Quer já tenha o seu manuscrito pronto ou ele esteja apenas idealizado, este guia irá mostrar-lhe que publicar não é assim tão difícil e que fazê-lo bem está ao seu alcance. Se ainda não começou a escrever, convém que conheça à partida aquilo que irá encontrar na fase de publicação, até para perceber se o investimento na escrita da obra vale a pena.
Se já concluiu o original, este guia irá dar-lhe todas as ferramentas para os próximos passos. Esteja escrito ou não, o seu livro já existe como projeto e deve ir pensando nas opções que terá ao dispor quando chegar o momento de o editar.»

Sobre a Autora:
Rita Canas Mendes, formada em Filosofia e com uma pós-graduação em Edição, Livros e Novos Suportes Digitais, trabalha há vários anos no mundo dos livros. Depois de ter ocupado diferentes cargos em editoras de referência — como a Antígona ou a Actual Editora —, em 2011 criou a Com Texto, Serviços Editoriais, para colaborar directamente com autores e empresas. Entre outras coisas, faz tradução literária e acompanha projectos na área editorial. Há textos seus publicados aqui e ali, dedica-se à tipografia e tem ideias em catadupa.

Sem comentários:

Enviar um comentário