domingo, 12 de julho de 2015

[Opinião] - "A Estrada do Tabaco" de Erskine Caldwell



"A Estrada do Tabaco" de Erskine Caldwell é um clássico da literatura americana, publicado originalmente em 1932. Este livro leva-nos ao Sul dos Estados Unidos na época da Grande Depressão.

Como não podia deixar deixar de ser, todos os livros que tenham contexto histórico me agradam, e admito que não costumo ler muitos livros sobre esta época da história americana. Assim, logo que li a sinopse fiquei interessada em tê-lo e em lê-lo.

Um pequeno livro (são 200 páginas) mas um belo de um murro no estômago. Não foi uma leitura das mais fáceis nem das que mais me cativou, mas lá chegaremos.

A Grande Depressão é retratada neste livro através da família Lester, uma família que vive à beira da estrada do tabaco. O autor conseguiu tirar-me do sério com esta família, conseguiu criar personagens tão abomináveis que é fácil odiá-las.Uma família sem escrúpulos, os seus membros interesseiros, preguiçosos e de uma imbecilidade sem igual. Admito que parte da dificuldade que tive em gostar deste livro foi por desgostar por completo dos personagens. O que de facto faz com que seja um ponto a favor do autor, que consegue passar sentimentos e emoções tão repudiantes através da sua escrita e da criação destes personagens.

Para além disto, o autor mostra-nos uma sociedade desfeita. Uma sociedade que despreza os que tudo perderam, a indiferença perante quem, de um dia para o outro, ficou sem nada.

Sendo uma trágico-comédia, tudo isto nos é contado com humor, o chamado humor negro. Sinceramente, não sou fã de humor negro, apesar de o perceber claro. E este foi o que menos me agradou neste livro, e que me fez dar-lhe 3* no GR. Sim, sem este humor o livro seria certamente mais pesado, mas talvez tivesse preferido que assim fosse.

Sem comentários:

Enviar um comentário