domingo, 12 de julho de 2015

[Opinião] - "Desculpe Sr. Nobel" de Maria Helena Ventura


Acho que já escrevi e rescrevi esta opinião uma centena de vezes desde que li o livro (ainda em 2014 portanto). Nunca fico satisfeita com a opinião e deixo-a a marinar mais um tempo, mas hoje foi de vez.

"Desculpe Sr. Nobel" foi um livro que pela capa e pela sinopse me cativou logo, mas depois foi uma leitura na qual tive dificuldade em  me embrenhar. O desenrolar da tramas é bastante lento e pormenorizado, e inicialmente as personagens e a complexidade da teia que a autora cria tornam-se confusas e difíceis de "montar o puzzle".

Neste livro, Maria Helena Ventura, envolve-nos num enredo de mistério e de conspirações onde, no entanto, não falta o romance. O ponto de partida é a morte do candidato ao Nobel Thomas Moonland, pelo que vamos sendo sugados pelo mistério que se adensa, pelas conspirações que vão surgindo ao longo da leitura, até ao resolver de toda a investigação. Mas mesmo aqui o livro não termina, continuamos a seguir Joana, que por sua vez vê também a sua vida pessoal a precisar de ser resolvida.

Maria Helena Ventura tem uma escrita muito introspectiva, vai-nos apresentando alguma poesia ao longo do livro. Estas caracteristicas definem a sua escrita, e são algo próprio da autora certamente, mas foi algo que dificultou a que me embrenhasse realmente na trama, que ficasse em suspenso com o que ia acontecendo, e  acima de tudo que desfrutasse ao máximo deste livro.

Uma leitura complexa, que exige um esforço para estarmos presos a ela. Não é uma leitura leve e que deixe a nova mente vaguear livremente. Uma leitura que, para mim, se tornou exaustiva, mas que certamente fará as delicias de leitores que apreciem um livro mais denso.

Sem comentários:

Enviar um comentário