quinta-feira, 3 de março de 2016

[Novidade] - Livros do Brasil: A estreia e a consagração na ficção de Ernest Hemingway

A estreia e a consagração na ficção de Ernest Hemingway
Chegam no dia 3 de março às livrarias duas reedições de Ernest Hemingway na renovada coleção Dois Mundos da Livros do Brasil.
Esgotado há anos em Portugal, volta agora a estar disponível As Torrentes da Primavera seguido de Um Gato à Chuva e Outros Contos, um livro menos conhecido do autor onde se inclui o seu romance de estreia, lançado pela primeira vez há 90 anos, e 14 contos escritos também nesse primeiro período da sua produção literária. Simultaneamente é publicado Por Quem os Sinos Dobram, um dos mais conhecidos e lidos romances de Hemingway, um verdadeiro clássico da literatura universal que, desde 1955, tem tido várias reedições na Livros do Brasil. Este título, incluído no Plano Nacional de Leitura, é um dos mais reputados romances sobre a Guerra Civil de Espanha. Foi originalmente publicado em 1940 e logo em 1943 adaptado ao cinema por Sam Wood, um filme que contou com Gary Cooper e Ingrid Bergman nos papéis principais.
As Torrentes da Primavera seguido de Um Gato à Chuva e Outros Contos
Ernest Hemingway
As Torrentes da Primavera seguido de Um Gato à Chuva e Outros Contos
Romance de estreia de Ernest Hemingway, publicado originalmente em 1926, As Torrentes da Primavera conta a história de dois homens – um deles escritor, o outro veterano de guerra, ambos funcionários de uma fábrica de bombas no norte do Michigan e os dois em busca da sua mulher ideal. Paródia à escola literária da sua geração, aos seus temas e estilos, este é um texto de juventude cheio de ironia por onde despontam já, com vigor, as valiosas características literárias que Hemingway viria a consolidar em numerosas obras de referência. E que são confirmadas pelo conjunto de catorze contos apresentados neste volume, escritos também nesses seus primeiros anos de criação.


Por Quem os Sinos Dobram
Ernest Hemingway
Em 1937 Ernest Hemingway viajou para Madrid, com o intuito de aí realizar algumas reportagens sobre a resistência do governo legítimo de Espanha ao avanço dos revoltosos fascistas. Três anos mais tarde, concluiria a elaboração de um dos mais famosos romances sobre a Guerra Civil de Espanha, Por Quem os Sinos Dobram. A história de Robert Jordan, um jovem americano das Brigadas Internacionais, membro de uma unidade guerrilheira que combate algures numa zona montanhosa, é um relato de coragem e lealdade, de amor e derrota, que acabou por constituir um dos
mais belos romances de guerra do século XX. «Se a função de um escritor é revelar a realidade», escreveria o editor Maxwell Perkins em carta dirigida a Hemingway após ter concluído a leitura do seu manuscrito, «nunca ninguém o fez melhor do que você.»
Sobre o Autor:
Ernest Hemingway, um dos grandes nomes da literatura do século XX, nasceu em Oak Park, no Illinois, a 21 de julho de 1899, e suicidou-se em Ketchum, no Idaho, em julho de 1961. Em 1953 ganhou o Prémio Pulitzer, com O Velho e o Mar, e em 1954 o Prémio Nobel de Literatura. 



*Este post não obedece ao novo acordo ortográfico 

Sem comentários:

Enviar um comentário