terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

[Opinião Tertuliana] - "Peregrino" de Terry Hayes


Sinopse:

Uma corrida vertiginosa contra o tempo e um inimigo implacável. 
Uma jovem mulher brutalmente assassinada num hotel barato de Manhattan. 
Um pai decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita.
 Os olhos de um homem roubados do seu corpo ainda vivo. 
Restos humanos ardendo em fogo lento na montanha de uma cordilheira no Afeganistão. 
Uma conspiração para levar a cabo um crime terrível contra a Humanidade. 
E um único homem para descobrir o ponto preciso onde estas histórias se cruzam: Peregrino.

 Opinião:

Em tantos anos é a primeira vez que tenho o privilégio de ler um livro antes do seu lançamento. Obrigada Margarida Rodrigues!
Devido à tua generosidade consegui ter este livro que queria ler desde o dia em que se começou a falar sobre ele.
Tinha bastantes expectativas em relação a este livro motivadas pela minha própria curiosidade e também por toda a publicidade feita à volta dele. Em simultâneo tinha receio de ficar desiludida pois não conhecia o autor e tão pouco a sua maneira de escrever.
Qual foi o meu primeiro pensamento ao ver um livro de 655 páginas?! Este livro tem muita descrição e pouca acção. Mas afinal, o autor conseguiu surpreender-me e com a criação de capítulos pequenos, com apenas três ou quatro páginas, faz com que fiquemos agarrados a ele sempre à espera de mais para ver como se vai desenrolar a história.
É um livro em que qualquer sítio serve para o ler.
Confesso que sou uma amante de livros de acção, espionagem, terrorismo e este não ficou nada aquém das expectativas que eu tinha.

Tudo começa com um crime em Manhattan, num hotel barato e com pouca qualidade, cometido de forma tão eficaz que torna quase impossível descobrir a identidade da vítima e do assassino, bem como o motivo pelo qual foi cometido.
O mais bizarro é que este crime, bem como os seus contornos, são baseados num livro de criminologia escrito por um antigo espião do mais alto nível.
Como protagonista temos então o nosso Peregrino, com um passado obscuro no mundo das organizações secretas americanas do qual pouco ou nada se sabe. Apesar de ser o melhor espião da sua geração, a certa altura decide desaparecer, por razões só suas, que o levam a conviver apenas com os seus fantasmas.
Devido ao crime ocorrido em Nova Iorque, este vê a sua vida ser invadida por um polícia persistente que não desiste enquanto não descobre a sua identidade, pois sabe que foi ele quem escreveu o livro que deu origem ao crime que está a investigar.
Do outro lado da barricada temos o Sarraceno, um médico extremamente inteligente que em criança assiste à execução pública do seu pai. Este acontecimento é o ponto de partida para a sua ânsia de vingança. Sarraceno é Muçulmano e a sua vingança vai ter como objectivo, nada mais, nada menos do que os Estados Unidos.
É em torno das personagens do Peregrino e do Sarraceno que se desenvolve esta brilhante história que nos demonstra o quão frágil é a segurança do ocidente.
O Peregrino tem como principal missão encontrar o Sarraceno e descobrir o que ele planeia fazer para se vingar de quem executou o seu pai tão cruelmente.
Estes dois personagens andam sempre desencontrados e vamos assistir a uma luta contra o tempo para que o peregrino consiga evitar uma catástrofe à escala mundial.
Neste livro vamos viajando entre o presente e o passado de ambos os personagens mas sempre acompanhando as suas histórias ao longo da narrativa.
Peregrino e Sarraceno andam sempre a par e passo com um combate efectuado só e apenas com o poder da inteligência.

Um livro cheio de reviravoltas imprevisíveis com cenários que passam por Nova Iorque, Turquia, Alemanha, América, Iraque, entre outros.

Um livro fantástico com uma leitura intensa que não podem de todo perder!

Joana Campos

1 comentário:

  1. De momento, encontro-me a ler este livro. Também sou fã de livros de acção e de espionagem e este captou-me logo a atenção. Fiquei muito curioso quando li a sinopse e também porque nunca li nada do autor.

    Confesso, que comecei ontem e já li 50 páginas - muito viciante ;)

    Depois de ler esta tua opinião, fiquei ainda com mais vontade de continuar a ler o livro e "embrulhar-me" nele. Obrigado por partilhares a tua opinião.

    Beijinhos,
    Ricardo ;)

    www.opinguimsemasas.blogspot.pt
    www.perfectskin.pt

    ResponderEliminar