domingo, 28 de fevereiro de 2016

[Opinião Tertuliana] - "Doce Tortura" de Rebecca James



Sinopse:
Quando Tim Ellison encontra um quarto barato para alugar num dos melhores locais de Sydney, parece um golpe de sorte: estará perto do restaurante onde trabalha e ainda mais perto do seu lugar preferido para praticar surf. Mas há uma condição para que possa arrendar o quarto: Tim terá de fazer todos os recados à misteriosa dona do quarto, uma mulher muito reservada e pouco amistosa, que nunca abandona a casa. Tim esforça-se cada vez mais por conhecer melhor a figura inquietante de Anna. A princípio muito reservada, ela começa a revelar-se aos poucos: a sua história, a sua tristeza, os seus medos paralisantes. É então que começam a acontecer coisas estranhas na casa: golpes a meio da noite, figuras inexplicáveis nas sombras, mensagens sinistras nas paredes. Tim assusta-se porque, ao mesmo tempo que o seu desconforto em relação àquela casa vai aumentando, crescem também os seus sentimentos pela bela e misteriosa dona da casa. Que tipo de pessoa será Anna London: alguém que merece compaixão, alguém para amar ou alguém para temer?

Opinião:
Nunca tinha lido nada de Rebecca James, portanto agarrei neste livro sem qualquer tipo de expectativas. Gosto imenso deste género literário e, como tal, assim que agarrei no livro só parei quando acabei de o ler. Posso dizer-vos que li este livro em 6 horas.
Neste livro, Rebecca James conseguiu criar um enredo extremamente interessante, alternando entre mistério, suspense e algum terror.
Doce Tortura é uma história contada sob dois pontos de vista. Por um lado temos Tim, um jovem normal, sem grandes ambições, que gosta de surf, trabalha num restaurante e precisa com urgência de um lugar onde possa morar, pois vive temporariamente com a ex-namorada e é através dela que consegue alugar um quarto na maravilhosa mansão em Fairview, um bairro luxuoso, propriedade de uma jovem de 18 anos, Anna London.
Por outro lado temos Anna, dona da mansão, órfã, enigmática, reservada e gravemente perturbada pela perda trágica dos pais, que apresenta um comportamento bastante estranho, isolando-se e desaparecendo para o sótão durante o dia. Anna aluga o quarto a Tim na condição de que ele lhe faça as compras pois ela não sai de casa.
Anna tem apenas dois amigos, Fiona Harrow e Marcus, que são irmãos e que se preocupam bastante com Anna mas que apresentam comportamentos estranhos e são bastante misteriosos aos olhos de Tim. Tim por seu lado tem apenas Lilla, a sua ex-namorada, uma pessoa irritante e habituada a ser o centro das atenções, pela qual ainda se sente atraído mas ao mesmo tempo não consegue deixar de recordar a relação obsessiva que viveram.
Ao início, tudo vai correndo minimamente bem apesar do ambiente estranho da mansão.
Com o desenrolar dos dias vão acontecendo coisas estranhas e macabras, tais como ruídos inexplicáveis durante a noite, choro, coisas destruídas e uma frase escrita numa parede: “A morte vive aqui.”, o que deixa Tim bastante desconfortável.
Este começa a ficar de pé atrás com a decisão tomada de se mudar para a mansão no entanto sente-se intrigado com os constantes ataques de choro de Anna, uma vez que não combinam com fragmentos de uma outra Anna que vai conhecendo em determinadas alturas do dia.
No decorrer da leitura vamos tendo a noção de que há algo que não encaixa, mas a autora consegue manter-nos em suspenso até ao fim. É uma leitura que mexe psicologicamente com o leitor e que aborda de forma explícita a depressão, a agorafobia e os ataques de pânico e de ansiedade.

Adorei o livro, não só por ser uma leitura fluída, como também por ter mantido o leitor agarrado até ao fim. Uma fantástica leitura que alterna entre o romance e o thriller e que aborda não só a dor da perda, que é salientada desde o início do livro e que só tomamos real conhecimento quando Anna decide mudar drasticamente de comportamento, como também a crueldade, o egocentrismo e o egoísmo de uma pessoa que só se preocupa consigo mesma sem medir as consequências dos seus actos.

Um livro a não perder para quem gosta do género. Vai sem dúvida tornar a vossa estante mais rica.

Sem comentários:

Enviar um comentário