terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

[Novidade] - Porto Editora: "Montaigne" de Assírio & Alvim

MONTAIGNE

 
O livro de Stefan Zweig sobre Michel de Montaigne.

Um fascinante vislumbre sobre biógrafo e biografado.
 
Sinopse:
 
A 3 de março a Assírio & Alvim lança Montaigne, uma fascinante biografia de Stefan Zweig sobre este grande pensador francês, traduzida do alemão por Maria Elsa Neves e Maria José Diniz.
A escrita deste livro sobre Montaigne ocupou os últimos anos de Stefan Zweig, ajudando-o a tirar sentido da sua própria vida e de algumas das suas obsessões — como a liberdade individual ou a santidade do indivíduo. Com a prosa elegante e intensamente psicológica tão característica da ficção de Zweig, este relato da vida de Montaigne pergunta-nos como devemos pensar e como devemos viver. E é um maravilhoso vislumbre sobre as vidas de biógrafo e biografado — «Quando leio os Ensaios, o papel impresso desaparece na penumbra da sala. Alguém respira, alguém vive em mim, um estranho veio ao meu encontro, deixando de ser um estranho mas um amigo que eu sinto muito próximo.»


Sobre o Autor:

Austríaco de ascendência judaica, Stefan Zweig nasceu em 1881 e é um dos mais importantes autores europeus da primeira metade do século XX. Dedicou-se a quase todas as actividades literárias: foi poeta, ensaísta, dramaturgo, novelista, contista, historiador e biógrafo. A crescente influência do nacional-socialismo na Áustria e a instauração do chamado «austrofascismo», regime fundado pelo Chanceler Engelbert Dolfuss e que se baseava na ideologia fascista de Mussolini, levam-no a abandonar a Áustria. Emigra para Inglaterra acompanhado da sua secretária Lotte — com quem se virá posteriormente a casar — e torna-se cidadão inglês em 1940.
Receando não ser distinguido dos alemães e julgando correr o risco de ser considerado um enemy alien, decide partir para o Brasil, obtendo ali um visto permanente. Estabelece-se em Petrópolis ondese suicida, com a sua mulher Lotte Zweig, a 23 de fevereiro de 1942.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário