terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

[Novidade] - Bertrand: "Opus Dei Profundo – Desconstrução de Um Mito" de Eugénia Tomaz


Uma visão por dentro. Um livro escrito do e no interior do Opus Dei. Pautando-se por textos do fundador e do Magistério da Igreja, Eugénia Tomaz assina Opus Dei Profundo – Desconstrução de Um Mito, o livro que dá a conhecer a organização de que é membro, visando completar as lacunas deixadas em aberto pelo que até agora foi escrito. Esta é uma análise que resulta de inúmeras fontes, mas sobretudo das práticas de vida no seio da instituição. Um livro de leitura fácil, com informação rigorosa que dá resposta às diferentes perguntas que o público em geral e os jornalistas têm colocado ao longo dos anos sobre o Opus Dei. Eugénia Tomaz localiza e demonstra a origem dos atritos internos e desvios que se foram instalando entre a doutrina proclamada pelo fundador e a estrutura laical institucionalizada.  
Opus Dei Profundo – Desconstrução de Um Mito contém um ensaio sobre a espiritualidade da organização em duas vertentes: a do carisma fundacional e a dos mecanismos que têm contribuído para o seu obscurecimento ao longo dos tempos. Sem subterfúgios, conheça ponto por ponto a relação do Opus Dei com o Concílio do Vaticano II e a tensão entre Opus Dei e Maçonaria. Está disponível nas livrarias a 2 de Março, dia em que decorre a sessão de lançamento, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação de Paula Oliveira e Silva, da Universidade do Porto.


Sinopse:

O tema Opus Dei tem suscitado sempre curiosidade na opinião pública. Contam-se décadas de investigação, de reportagens jornalísticas e literárias, sem uma efectiva pa­cificação dos ânimos públicos, que se reacendem quando as questões surgem, de novo, nos meios de comunicação social. Este ensaio contém uma resposta objectiva, elaborada a partir de dentro, às diferentes perguntas que jornalistas têm feito ao longo dos anos à instituição.
Pautando-se por textos do fundador e do Magistério da Igreja, localiza e demonstra a origem dos atritos internos e desvios que se foram instalando entre a doutrina procla­mada pelo fundador e a estrutura laical institucionaliza­da. Este livro contém um ensaio sobre a espiritualidade do Opus Dei nestas duas vertentes: a do carisma fundacional e a dos mecanismos que têm contribuído para o seu obscu­recimento ao longo dos tempos.


Sobre a Autora:

Eugénia Tomaz. Nasceu em Lisboa a 1 de Setembro de 1957. Conjuga na sua actividade profissional a fisioterapia, as artes plásticas, a escrita e o ensino, num dinamismo multidisciplinar. Como pintora, realizou várias exposi­ções individuais e colectivas. Frequentou o curso de Conservação e Restauro de Pintura no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Iniciou a sua actividade como ensaísta no ano 2000 e conta com algumas publica­ções literárias. Colaborou com a revista do Instituto de Artes e Ofícios da Universida­de Autónoma de Lisboa, A Arte do Ofício.
Na área da comunicação social, foi colaboradora do jornal diocesano de Lis­boa Voz da Verdade e do jornal da Santa Sé L’Osservatore Romano de 2010 a 2013. Conta, ainda, com alguns artigos de opinião publi­cados na revista Grande Reportagem. Tem realizado várias conferências com o objectivo de promover uma renovação de linguagens entre Ciência e Religião.

Sem comentários:

Enviar um comentário