terça-feira, 7 de julho de 2015

[Novidade] - Booksmile: "Fora de Mim" de Sharon M. Draper


De uma das professoras e escritoras mais prestigiadas dos Estados Unidos, vencedora, por cinco vezes, do Coretta Scott King Literary Award, um prestigiado prémio de literatura juvenil, chega Fora de Mim, um livro que nos apresenta a voz de uma menina que nunca mais esquecerá.

Imagine, por um momento, como será ter vontade de se expressar, de partilhar opiniões, de contar histórias, mas todos à sua volta pensam que não tem essa capacidade, por ter uma deficiência física profunda.

Imagine o que será viver assim para sempre.

Melody tem onze anos e uma memória fotográfica. O seu cérebro é como uma câmara de filmar que está sempre ligada. SEMPRE. Não existe forma de o parar. Ela é a rapariga mais inteligente da sua escola, mas ninguém imagina que isso possa sequer ser possível.
A maioria das pessoas, incluindo os seus professores e médicos, não acredita que Melody seja capaz de aprender, e os seus dias são passados a ouvir as mesmas canções da pré-escola, uma e outra vez. Se ao menos ela conseguisse falar, dizer às pessoas o que pensa e o que sabe. Mas não consegue. Não consegue falar. Não consegue andar. Não consegue escrever.
Estar presa dentro do seu corpo é cada vez mais difícil de suportar. Mas tudo está prestes a mudar com a descoberta de algo que a pode ajudar finalmente a comunicar com as suas próprias palavras. Só que nem todos à sua volta parecem estar prontos para a ouvir.

Fora de Mim (Booksmile | 304 pp | 14,99€), de Sharon M. Draper, é um livro extraordinário que nos faz ver o mundo com outros olhos. E, sobretudo, que as pessoas não se resumem às suas limitações físicas.

A Booksmile disponibiliza a leitura dos primeiros capítulos aqui.

Por falar de um assunto tão importante, tantas vezes ignorado por aqueles que não lidam diariamente com crianças com problemas físicos, que têm dificuldade em comunicar, e que, no entanto, têm os mesmos anseios e desejos que todas as crianças, enviamos informação sobre este livro, que poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Quantas crianças haverá neste momento em Portugal na mesma situação de Melody e que estão perdidas no nosso sistema escolar?

Estarão estas crianças a ser devidamente acompanhadas de forma a poderem desenvolver o seu potencial?

Existirão cá sistemas semelhantes ao Medi-talker que permitam a crianças como Melody expressarem-se e mostrarem que são mais do que as suas limitações físicas?

Muitas questões se colocam e muitas delas a precisarem de respostas.

Sharon M. Draper é professora e escritora, e um sucesso em ambas as atividades. Já recebeu o galardão de Professora do Ano, nos Estados Unidos, e venceu, por cinco vezes, o Coretta Scott King Literary Award. É também uma autora bestseller do New York Times. No decorrer da sua carreira foi homenageada na Casa Branca seis vezes, e é frequentemente solicitada para ser embaixadora dos autores norte-americanos em eventos internacionais. Na sua já longa e prolífica carreira de escritora conta com muitos êxitos, sendo o maior Fora de Mim, que leva já mais de um milhão e meio de exemplares vendidos, só nos Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário