terça-feira, 14 de abril de 2015

[Opinião] - "Eleanor e Park" de Rainbow Rowell



Terminei esta leitura há uns dias e decidi escrever já a opinião, apesar de não saber ao certo se irei ser capaz de expressar de forma certa aquilo que achei e senti com esta leitura.

Demorei semanas a lê-lo, e ele não é um livro grande, nem por sombras. Demorei porque inicialmente a leitura não me cativou. Inicia-se com um ritmo demasiado lento para o meu estado de espírito na altura, e como não me estava a conseguir embrenhar-me na estória, estive quase a colocá-lo de parte. E ainda hoje não sei se fiz realmente bem em levar a leitura até ao fim. Porquê, pergunta vocês.... porque talvez conseguisse extrair algo mais profundo deste livro se o lesse noutra altura, com outro estado de espírito.

Não me interpretem mal. Eu gostei do livro, mas não fiquei fascinada. Não é um livro que, tendo tantos outros para ler, eu volte a querer pegar nele e desfolhá-lo. Mas gostei.

Este é um livro escrito de forma leve, sobre o amor adolescente. Mas é mais do que isso, é um livro que retrata, de certa forma, o que é sermos diferentes, a discriminação e o bullying nas escolas. É certo que o grande enfoque é que o amor é um superpoder, e que nos ajuda a ultrapassar os problemas, e claro o amor adolescente, arrebatador e confuso, que toma as nossas vidas de assalto.

Conhecemos Eleanor, uma jovem nova na escola que sofre de bullying na escola devido à sua estrutura física e à forma como se veste. Também fora da escola Eleanor tem uma vida difícil, a qual tenta esconder.
E, claro, como o titulo indica conhecemos Park, um jovem coreano, pouco social, mas que tem na família alguma estabilidade que a vida de Eleanor não tem.

Park refugia-se nos livros, e faz-se acompanhar de banda desenhada. E é através dos livros que, lentamente, se aproxima de Eleanor e que, de certa forma, a ajuda a "refugiar-se" da vida que tem, é através dos livros e da música que consegue chegar a ela.

Sinceramente, o livro foca-se bastante no amor, e eu gostava que se tivesse aprofundado o pouco mais os temas mais "negros" que este livro contém. O facto de sentir esta leitura como uma leitura tão leve desiludiu-me um pouco. No entanto, o que mais me desiludiu foi o final. É, de certa forma, inesperado...ou talvez não. Mas fica quase que..inacabado. Podemos arranjar imensas explicações e significados para isso fazer, ou não, com que seja uma leitura melhor ou pior para nós. Para mim foi um ponto negativo. Larguei o livro com uma sensação de que ficou a faltar algo.

3 comentários:

  1. Olá :)

    Apesar de a opinião não dizer que é um livro muito bom, a verdade é que fiquei curiosa :)! Muito bem escrita.

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
  2. Eu e a Rowell não nos damos minimamente bem *sigh*
    Queria ler este, mas após dois flops abandonei a ideia

    ResponderEliminar
  3. Eu ouvi dizer, infelizmente ainda não tiver oportunidade de ler algum livro de Rainbow Rowell que, todos os livros dela têm uma espécie de final inacabado. Mas sou sincera, Eleanor & Park não é dos que mais me suscita curiosidade, pelo contrário! Quero muito ler Fangirl e Landlines.

    ResponderEliminar