quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

[Opiniao] - " Oscar e a senhora cor-de-rosa" de Eric Emmanuel Schmitt


Quando peguei neste livro, fi-lo com altas expectativas. Era um livro pequeno, com uma capa leve mas com uma temática não tão leve, e que eu gosto bastante de ler (ou nao fossem os livros "A culpa é das estrelas" e "o menino que sonhava chegar à lua" dos meus livros preferidos - opiniões aqui no blog).

Em "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa" conhecemos Óscar, um jovem de 12 anos que se confronta com uma leucemia. Na sua luta contra a doenca conhece "a senhora cor-de-rosa", uma voluntária que o ajuda a passar melhor o seu tempo e a lidar melhor com a doenca que ele tem e os tratamentos que tem que fazer.

Só por isto achei que havia pano para mangas para um excelente livro, na verdade o papel dos voluntários num servico hospital, em particular um serviço de pediatria oncológica, têm um papel fundamental, tanto para as criancas como para os pais, e até mesmo para os profissionais de saúde.

A personagem da senhora cor-de-rosa tem todas as caracteristicas para ser uma boa personagem, e está muito bem conseguida. Uma pessoa simpática, sensível, que ali está para ajudar o próximo, sem nada pedir em troca, e que, sem camuflar o lado mau da situacao, com uma pitada de humor torna o dia do òscar um bocadinho melhor.

A personagem do òscar, por sua vez, não me agradou demasiado. Isto é, achei o òscar demasiado infantilizado tanto para a idade que supostamente tem como para a doenca da qual padece. Claro que a doenca nao tem idades, nao é isso... uma crianca numa situacao destas tende a "crescer" mais rapidamente do que seria de esperar, e nao sinto isto nesta personagem (claro que nem todos sao assim, mas acho que esperei algo mais deste livro).

Para além disso, neste livro o grande enfoque para que o Óscar lide com a doenca é Deus, ou seja, as cartas que Óscar Lhe escreve. É claro que a fé e as crencas de cada um são uma arma poderosa na sua adaptacao à doenca, seja que crenca for, e respeito isso claro, mas para mim foi um ponto menos positivo neste livro, pois não me consegui identificar em nada com a leitura.

Quando tudo fazia prever que fosse um livro "pesado", este é um livro leve e algo, superficial, p qoe poderá agradar a muita gente (e fazer imensos discordar da minha opinião). Mas para mim foi uma desilusão, esperava muito mais e não me fez sentir "nada".

Sem comentários:

Enviar um comentário