domingo, 9 de novembro de 2014

[Opinião] - "A Grande Revelação" de Julia Quinn


"Há momentos na vida de uma mulher em que o seu coração dá um salto dentro do peito, em que de repente o mundo parece incrivelmente perfeito e cor-de-rosa, em que é capaz de ouvir uma sinfonia no tilintar de uma campainha. 
(...)
Não havia palavras para a paixão. Não havia palavras para a ânsia.
Não havia palavras para a epifania do momento.

(...)
Amo-te com tudo o que sou, com tudo o que fui e com tudo o que espero ainda ser.(...) Amo-te com o meu passado e amo-te para o meu futuro. (...) Amo-te pelos filhos que teremos e pelos anos que viveremos juntos. Amo-te por cada um dos meus sorrisos e ainda mais por cada um dos teus."



Vocês sabem que eu sou fã de Julia Quinn, que adoro cada livro dela. E este...este foi o meu preferido até aqui.

Julia Quinn presenteia-nos, mais uma vez, com um fabuloso livro sobre a extravagante e louca familia londrina do século XIX, a família Bridgerton. Neste volume o personagem principal é Colin. No entanto, num romance nunca temos um personagem principal apenas, assim temos Penelope Featherington, uma amiga chegada da familia Bridgerton, eternamente apaixonada por Colin, que nunca olhou para a jovem da mesma forma que ela...até ao dia em que abre os olhos a ela e abre, acima de tudo, o coração ao amor dela.

Estamos habituados a livros em que o "amor à primeira vista" é o grande tema, em que os personagens caem rendidos de amores no primeiro encontro. Aqui, Quinn, traz-nos o amor construído ao longo dos anos, o amor que nasce de uma amizade de infância e que, aos poucos, se vai transformando em algo mais, unindo assim o companheirismo e a paixão.

Gostei especialmente deste livro por duas razões, uma delas este casal tão especial Penelope é uma personagem fascinante, que nos restantes livros pode passar despercebida, mas que quando conhecemos a sua história e a sua intimidade se torna fascinante e de quem é fácil gostar. É uma personagem culta, interessante, e diferente das mulheres típicas deste tipo de livro. Colin, como os restantes personagens Bridgerton, é irresistível. É uma personagem, inicialmente, muito centrado em si e muito circunspecto, mas que felizmente se solta quando aceita o amor que sente.

Para além do destaque dado a estes personagens, somos brindados com a presença dos restantes Bridgerton, em especial Eloise, que vai tendo cada vez mais destaque à medida que se torna numa pequena senhora Londrina e claro a matriarca da família, de quem gosto imenso pela sua maneira de ser pragmática. Outra personagem por quem me  apaixonei, em especial neste livro, e de quem vou sentir falta quando deixar de aparecer é Lady Danbury, raios a velhota tem genica hehe.

O outro ponto alto deste livro é, claro, o mistério à volta de Lady Whistledow, a autora das Crónicas da Sociedade de Lady Whistledown, que ficamos a saber quem é neste livro... e wow, adorei =D
Admito que fico curiosa para saber como são os restantes livros visto já sabermos quem é esta misteriosa senhora - e vão adorá-la tanto quanto eu pois neste livro ela é, cada vez mais, ela.

Como sempre esta é uma leitura leve, alegre e feliz, onde o humor e a sensualidade se aliam e nos encantam. No entanto os temas mais sérios são também abordados, como por exemplo as dificuldades financeiras e a dificuldade das mulheres se emanciparem, especialmente financeiramente.

Um livro que nos traz, sem dúvida, o melhor de Julia Quinn, onde o amor, o humor e a sensualidade são os ingredientes principais, com personagens brilhantemente construídas, que chegam facilmente ao nosso coração, com um retrato de época que nos leva a viajar pelas ruas Londrinas do século XIX.

Percam-se, tornem-se também vocês cidadãos daquela época, convivam de perto com estes personagens, numa das que é, para mim, das melhores apostas da ASA.
Fãs da autora, concordam comigo?



 

Sem comentários:

Enviar um comentário