quinta-feira, 3 de julho de 2014

[Novidades] - Booksmile: Julho 2014


Ally Carter vive nos EUA, onde trabalha com entusiasmo na escrita para adultos e jovens. Os seus livros já foram publicados em mais de 20 países, e são bestsellers do New York Times, USA Today e The Wall Street Journal.

A coleção As Miúdas de Gallagher marcaram a sua estreia na literatura juvenil e têm o selo de qualidade da Disney. Depois do sucesso do 1.º volume, editado em Portugal no passado mês de março, já chegou às livrarias o segundo volume da coleção: As Miúdas de Gallagher 2: Juro Dizer a Verdade, Toda a Verdade e Nem Sempre a Verdade (Booksmile I 256 pp I 14,39€).
 
A originalidade da história despertou o interesse não só da Disney, mas também de uma produtora de televisão que já comprou os direitos de adaptação. Afinal, o enredo, destinado a raparigas adolescentes, é bem especial, como as personagens!


 
O Colégio Gallagher (para Raparigas Excecionais) parece à primeira  vista uma escola típica, onde as adolescentes se  preocupam em combinar a cor da mala com o top que vão usar, e suspiram quando um professor giro lhes sorri. Mas  o que o comum dos mortais desconhece é que nas suas malas levam câmaras ocultas e o tal professor giro dá aulas de Preparação para Missões Secretas. O Colégio garante que forma os maiores génios do país… mas na realidade é a melhor e mais conceituada escola de espias e agentes secretas.
 
Cammie Morgan (ou Camaleão, como gostam de lhe chamar) é uma das miúdas de Gallagher. Ótima aluna, é fluente em catorze línguas e capaz de matar um inimigo de sete maneiras diferentes. No 1.º volume, Cammie teve de enfrentar a missão mais perigosa de sempre: apaixonar-se! Agora, Cammie vive um dilema.
 
«Eu não queria deixar o Josh, juro. Ainda sofro por ele, a sério. Neste período apenas queria ser uma aluna como as outras. E a verdade é que nada tive que ver com a falha de segurança que pôs a escola em perigo. Mas juro que, com a ajuda das minhas amigas, vou desvendar o mistério de Blackthorne e provar a minha inocência.

Na verdade, não vai ser fácil, e o meu coração, que ainda não recuperou, pode estar de novo em perigo. Mas prometo que vou fazer tudo para conseguir salvar o Colégio. E isto é toda a verdade! Juro! Não acreditas?»
Inspirado na personagem clássica de BD Dennis The MenaceO Diário de Dennis, o Pimentinha (Booksmile I 160 pp I 10,49€) é um livro que promete encantar os jovens leitores que vão iniciar a leitura autónoma (7+), e que já não necessitam da ajuda dos pais para ler e explicar as terríveis piadas e partidas que o Dennis tem para contar e pregar.

Recheado de ideias brilhantes, este pode, no entanto, ser um livro que os pais mais conservadores eventualmente não vão querer (erradamente) oferecer aos filhos. Porquê? Porque algumas ideias do Dennis, como a criação de um grupo na escola para banir os trabalhos de casa, podem não agradar a pais e professores. Mas, na realidade, se formos perguntar a uma escola quantas crianças iriam querer fazer parte do grupo, nós apostamos que quase 100% iriam aderir à ideia!

E apostamos também que, pese os bons ou maus exemplos que Dennis, o Pimentinha, partilha no seu diário, os pais vão adorar ver os filhos presos a um livro e a rir bem alto. Afinal, a missão dos livros é cativar as crianças para a leitura. E rir, é o melhor remédio!



 O autor Steven Butler é dramaturgo e romancista, tendo sido indicado para o prestigiante prémio humorístico Roald Dahl Funny Prize, o mais importante prémio britânico de humor para crianças. É também ator, dançarino, artista de circo e fã de banda desenhada desde a infância. Entrou em várias peças, como O Feiticeiro de Oz, nos famosos teatros londrinos de West End, incluindo algumas escritas por si.

O Diário de Dennis, o Pimentinha, é o primeiro volume de uma coleção que arrancou este ano em Terras de Sua Majestade, com três números agendados para 2014, e outros três para 2015.

«Vocês não vão acreditar nisto! Este é o pior dia de sempre! O verão está a acabar. Vem aí a escola, outra vez! E ainda por cima querem que eu faça um registo dos meus dias? Querem que eu escreva um diário? Eu, Dennis, o Pimentinha, a escrever um diário???

Não sei se já disse isto, mas: AAAAARRRRRGGGGGHHHHH!!!! Querem um diário? Muito bem, vão ter um. O diário mais terrível de sempre. E também vão descobrir que ser mestre em pregar partidas não é nada fácil. Mas nem imaginam os truques e partidas que eu e os meus amigos temos na manga. Estão preparados? Vai ser só rir!»



Sem comentários:

Enviar um comentário