domingo, 3 de novembro de 2013

[À Lareira com] - Liliana Lavado


À Lareira com...Liliana Lavado, autora de "Inverno de Sombras"



-Fala-nos um pouco sobre ti
Natural de Aveiro. O que quer dizer que muitas vezes troco os “v” pelos “b”.
Filha única, com todos os defeitos e virtudes que o excesso de atenção provoca.
Li o meu primeiro livro já na adolescência e apenas por acidente.
Adoro viajar, mas detesto aviões. Bebo café sem açúcar. Sou preguiçosa. Tenho um fraquinho por tudo o que seja da década de 60. Farto-me de apanhar multas de estacionamento. Gosto de desenhos animados, bons vilões e pessoas que têm opinião… se me quiserem calar, ponham-me um livro nas mãos.

- És licenciada em markting. Como e quando a paixão pela escrita começou a “palpitar”?
A escrita começou justamente com a faculdade. Foi um impulso de momento.
Estava numa livraria à procura de um livro e não encontrei nenhum que fosse aquilo que ‘gostava de ler naquele momento’, e foi então que me questionei: se não havia um escritor que fosse capaz de escrever a história que eu queria ler, porque é que eu não o deveria fazer?
Saí da livraria sem nenhum livro, cheguei à faculdade, liguei o portátil e comecei a escrever.

- Em poucas palavras, o que a escrita significa para ti?
Posso usar apenas uma: liberdade.

- Como surgiu a ideia de escreveres o teu primeiro livro?
O meu primeiro livro surgiu da ‘frustração daquela ida à livraria’. Confesso que quando comecei a escrever não tinha uma linha de história muito definida, apenas sabia que queria escrever algo com o Alentejo como cenário e uma família ‘infeliz à sua própria maneira’ como diria Tolstoy.

- De que forma sentes que, desde o primeiro livro até agora, a tua escrita cresceu? O que é que uma autora sente ao dar-se conta dessa evolução?
A cada livro percebo que tenho mais facilidade em ‘ver’ para onde vai a história, em dar voz aos personagens e principalmente: não desesperar quando sinto que perdi o rumo do livro.
 
- Publicaste recentemente o livro “Inverno de Sombras” pela Marcador. Como surgiu a ideia para este livro? E como surgiu a oportunidade de publicares com esta editora?
Lisboa foi a inspiração para escrever ‘Inverno de Sombras’. Adoro a cidade e tenho imensas saudades dos anos em que lá vivi.
Quanto à publicação, tenho de confessar que foi graças aos leitores e bloguers. Foi o entusiasmo deles que fez com que se espalhasse a palavra, e nascesse um murmurinho digital composto de imensas opiniões apaixonadas, que por sua vez, atraíram a atenção da Marcador para os meus livros.

- Tens já um público que te segue. Como é que isso te faz sentir?
É estranho, mas acaba por se tornar divertido quando conheço leitores que se apaixonaram de tal forma pelas personagens que, tal como eu, falam delas como se realmente existissem.

- O que é mais gratificante em ser escritora/autora?
Mais uma vez: a liberdade. Poder escrever o que me apetece, quando me apetece, da forma como me apetece. Não há nada mais gratificante do que ser livre para criar e saber que essas histórias vão passar de leitor em leitor e cada um vai vivê-las à sua própria maneira.
 
- Tens algum projecto em mãos, actualmente? Se sim, o que nos podes dizer sobre ele?
Neste momento estou a escrever ‘Fantasmas de Pedra’, a sequela do ‘Inverno de Sombras’, que vai contar a história do Claude e da Andrea, e trazer de volta a Isadora e o Danton. A sinopse já está disponível na página do livro no Goodreads.

- Vives na Suiça. Para além da família e dos amigos, claro, de que mais sentes saudades de Portugal?
Da comida, sem qualquer dúvida. Quando tenho uma viagem de regresso, deixo de comer dias antes para me preparar para os ‘exageros’ que se seguem.

- Como te sentes ao saber que tens leitores “além fronteiras”, e que mesmo estando longe é na tua terra natal que tens muitos dos teus leitores?
É muito ingrato estar longe. Senti-o em especial quando o ‘Inverno de Sombras’ foi lançado e nem sequer tinha o prazer de entrar numa livraria e o ver nas prateleiras. Mais uma vez, valeu-me a generosidade e o entusiasmo dos leitores que me acompanharam desde muito cedo e que me foram sempre enviando fotografias quando se cruzavam com o livro.

Autora na feira do livro de Lisboa 13'
- Para terminar, deixa uma mensagem aos leitores do tertúlias, muitos deles teus fãs e, alguns, conhecidos.
Aos leitores do tertúlias que lêem esta entrevista, quero obviamente agradecer o interesse pelo meu trabalho e o tempo para lerem mais estas linhas. Caso sejam um dos leitores que aguardam a continuação do ‘Inverno de Sombras’, podem ficar descansados, o livro pode estar um bocadinho atrasado, mas garanto que é por uma boa causa.

Outros Livros da autora:


Sinopse:
Amigos de infância, Henrique e Amanda nada têm em comum para além de uma paixão por livros e uma amizade que ambos já deram como perdida.
Depois de vários anos de silêncio, ele é um estudante finalista de Literatura Inglesa que olha com receio os dias fora das paredes seguras da Universidade e ela uma aspirante a escritora que se esvanece no tumultuo de um grupo de amigos problemático.
(ver mais aqui).

Sinopse:
Herdada ao longo de gerações, e aperfeiçoada por cada uma delas, a Quinta do Lago apaixonava todos aqueles que um dia tinham o privilégio de a conhecer.

A história nascida da memórias dos camponeses, contava que o mais antigo antepassado dos Vaz se tinha apaixonado de tal forma pelo lago de águas verdes e azuis, que o seu amor lhe invadiu o sangue e continua a viver (ver mais aqui)



ebook
Expected publication: December 1st 2013 (first published January 1st 2013)
edition language
English
(ver aqui)


Sinopse:
Numa pequena vila costeira do norte do país, um acidente do destino faz com que dois mundos se toquem.

Ivana, uma adolescente sonhadora com cabelos cor de fogo, está prestes a viver o seu amor de infância com Bernardo, quando uma figura de negro envolta em mistério entra na sua vida trazendo consigo a magia e pondo tudo em causa.(ver mais aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário