terça-feira, 10 de setembro de 2013

[Opinião] - "A Filha da Tempestade" de Molly Jackson

"- O meu pai? - perguntou a si mesmo. - Ando à procura do meu pai? Devo estar doido. Há séculos que o meu pai morreu. Sou mas é um grande idiota, e esta é a coisa mais estupida que fiz em toda a minha vida.
Que devo fazer? Interrogou-se. Voltar para trás? Não podia conduzir até casa agora - há mais de doze horas que estava na estrada. Não. Tinha de arranjar um sitio para ficar. Encontraria com certeza um pub ou um hotel onde poderia passar a noite, e de manhã voltaria para trás. Aue lhe servisse de lição.
Foi então que viu um sinal na berma da estrada. (...) foi o suficiente para lhe permitir um vislumbre da palavra «Kinlochvegan». (...) Não podia ser longe.
O que restaba da excitação da manhã deu-lhe a volta ao estômago."



Este livro estava na minha wishlist há imenso tempo. Assim que o consegui arranjar, peguei nele e a leitura foi bastante rápida. 
Nunca tinha lido nada desta autora, aliás ela era desconhecida para mim até me ter deparado com esta capa lindíssima.Com uma escrita fluida e simples, Molly traz-nos uma leitura cativante e intrigante, carregada de mistério desde as primeiras páginas.

Com belíssimas paisagens da Escócia de fundo conhecemos, ao longo de todo o livro, a vida numa pequena vila piscatória e a toda a dinâmica da vivência numa pequena comunidade. Robbie Fraser sempre viveu com a mãe, e esta nunca lhe falou sobre o seu pai, dando-lhe sempre a sensação de que o seu progenitor teria morrido ou que não queria saber dele. Até ao dia em que, depois da sua mãe falecer, recebe uma carta anónima que diz "O seu pai desapareceu". Confuso e sem saber o que pensar, Robbie decide viajar até à aldeia onde o seu pai foi visto pela última vez. Aí, e através de  Heather, Fraser fica a saber que o seu pai estava vivo até à bem pouco tempo, altura em que desapareceu. 

É através das narrativas de Heather, e das pesquisas que ambos fazem para descobrirem o paradeiro de Hamish Fraser, que nós , leitores, vamos sabendo o que aconteceu ao longo dos anos nesta comunidade, em especial no que diz respeito à vida de Hamish Fraser e de Mcbain, pai de Heather. 

Uma estória envolta em mistério, intrigante, e pouco previsível, com reviravoltas ao longo do enredo, conjuga de forma quase magistral amizade, amor, traição, infidelidade e ódio, e como todas as decisões que se tomam quando estas emoções são mais fortes que nós podem ter consequências arrasadoras.

Um enredo coerente e complexo, que uma escrita que cativa e agarra o leitor, e personagens bastante reais, culminando nas paisagens que nos são descritas, A Filha da Tempestade foi uma agradável surpresa que aconselho sem reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário