domingo, 28 de julho de 2013

[Opinião] - "Todo o Anjo é terrivel" de Susanna Tamaro


"As  perguntas!
O pesadelo, a obsessão da minha vida, o fio vermelho que unia os meus dias às minhas noites, esse fio que muitas vezes se transformava em rede, emaranhado. Lá dentro, sim, encontraria a extremidade, alguém que a poria na minha mão, e então os meus pensamentos deslindar-se-iam espairecidos, seriam pensamentos soltos como um papagaio de papel. Eu seguraria uma extremidade do fio e eles, empurrados por uma brisa ligeira, subiriam no ar, cada vez mais altos com caudas coloridas, compridas, farfalhudas. Bastaria erguer o nariz para conseguir admirá-los."






Admito: não sou grande fã desta autora. Já li dois livros dela e tenho sempre dificuldade em terminar a leitura. A sua escrita, extremamente descritiva e, por vezes, com frases bastante longas e palavras mais complexas, faz com que me perca durante a leitura, sendo complicado, por vezes, voltar a encarreirar com o que li anteriormente.

Com esta leitura foi semelhante, no entanto posso afirmar que gostei mais do que as leituras anteriores. Talvez tenha acontecido por este ser um livro bastante duro e bastante cruel. Pode-se dizer que é uma autobiografia bastante emocional e profunda, que nos transporta até ao mais intimo, quase inconsciente, da autora. Acabamos por saber um pouco mais dela, por viajar pela sua infância e compreender que não foi uma vida fácil.
Susanna sempre foi uma menina curiosa, sempre com perguntas para fazer, e com uma visão sempre "mais à frente" do mundo. Durante estas páginas vamos acompanhando, um pouco, o surgimento e o desenvolver do gosto pela escrita.

Não sendo um livro que eu tenha gostado muito, foi um livro que me surpreendeu pela positiva. Sei que há bastante fãs desta autora, e tenho a certeza que irão gostar bastante deste livro. Uma leitura forte, dura, onde a inocência de uma criança ameniza toda a revolta que possamos sentir, no turbilhão de emoções que a autora nos transmite.

Para mais informações, consultar o site da Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário