quarta-feira, 8 de maio de 2013

[Opinião] - "Destinos Interrompidos" de Lissa Price



"Sob a protecção da nossa redoma de folhas, unimo-nos numa bola. Isto mantinha Tyler quente, impedindo-o de tossir e impedindo também qualquer um de nós de fazer o mais pequeno ruído. A cada grito, estremeciamos. Se ao menos tivessemos mais alguns Companheiros connosco, podiamos ter saltado para as costas dos Inspectores e mordido, esmurrado, arranhado - até o rapaz conseguir fugir."









"Destinos Interrompidos" é o livro de estreia da autora Lissa Price em Portugal, através da já conhecida Editorial Planeta.
Não é o género de livros que habitualmente leio. Sigo uma ou outra saga do fantástico, mas nada como este livro. Porque este livro não nos fala de vampiros, lobisomens e criaturas sobrenaturais, fala-nos apenas de humanos.
Com uma capa bastante bem conseguida, pela beleza impressa, e que nos cativa só de olhar, o seu conteúdo consegue absorver-nos da primeira à última página.

Toda a acção decorre após a Guerra dos Esporos, que liquidou por completo a geração adulta, do planeta terra. Assim, durante toda a acção apenas nos são apresentados adolescentes e idosos. Apenas estes foram vacinados contra os esporos, pelo que apenas estes sobreviveram à referida guerra.

É neste ambiente pós-apocaliptico que conhecemos Callie, uma jovem orfã, como muitos outros, que luta nas ruas pela sua sobrevivência e, acima de tudo, pela sobrevivencia do seu irmão. Sem pais, sem dinheiro, sem casa e quase sem comida, a unica coisa que lhe resta é Michael, um amigo de longa data, e o seu irmão, o pequeno e doente Tyler. Tudo o que ela mais quer é poder tirar o irmão das ruas e dar-lhe uma vida melhor. É assim que vai ao encontro da Destinos Primordiais, uma empresa gerida por Terminantes (como a autora chama aos "idosos"). Nesta empresa os jovens, em troca de dinheiro, submetem o seu corpo a 3 alugueres, por parte de terminantes que querem aproveitar a vida como jovens. É quando entra neste local que a vida de Callie muda ainda mais. É no momento em que decide dar uma vida melhor ao irmão que Callie conhece o lado mais negro da Destinos Primordiais e que, acima de tudo, se conhece a si própria.

A escita da autora é bastante fluida, e a acção ocorre, por vezes, a passo de corrida. É no entanto bastante fácil agarrarmo-nos à leitura e não nos perdemos a meio, parando apenas na última página.
Os personagens estão bem construidos, identificamo-nos facilmente com alguns deles. Os terminantes, em especial, tornam o livro bastante completo pois existe uma grande variedade de terminantes, e são eles que acabam por comandar o mundo.

Todo o livro envovle algum mistério, pois passamos toda a história para saber quem é o mau da fita, ou seja, "o velho". Pessoalmente percebi antes de ser referido no livro, quem "era" o referido velho, mas posso dizer que toda a historia foi, para mim, uma surpresa bastante agradável.
No fim fiquei com a sensação de vazio e de que, ficou a faltar algo. Talvez seja a necessidade de querer saber mais e querer ler mais desta nova série.

Um livro cheio de mistério, romance, luta e sobrevivência que acredito que vá agradar a miudos e a graudos.
Aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário