quinta-feira, 14 de março de 2013

[Opinião] - "Uma Deusa para o Rei" de Mari Pau Domínguez




"Por um momento passou-lhe pelo espirito a ideia de que, se o obrigavam a deixá-lo manar com tamanha impunidade, era a troco de ter Isabel para sempre a seu lado que entregava o seu sangue. Pediu-lhe auxilio com o olhar. A moça, que nada podia fazer, e que bem o lamentava, amou-o mais que nunca, e foi isso mesmo que com os olhos respondeu. A paixão alada elevou as almas dos dois até ao céu, e aí, no mais subido ponto, se entrelaçaram; eles, então, um ao outro dedicaram um sorriso, aqui, na terra." in Uma Deusa para o Rei







Já devem ter lido algures aqui pelo blog que um dos meus géneros literários favoritos é o romance histórico. Fascina-me vaguear pelas épocas mais antigas, por terras de suas magestades, conhecer os costumes das diferentes épocas, as normas sociais, o aceitável e o que era escondido. Para mim, um bom romance, com uma contextualização histórica rica devido a uma pesquisa considerável por parte do autor, e com descrições que nos levem directamente para esses locais, com essas pessoas, é algo que me preenche e me faz feliz durante aquelas horas que estou agarrada ao livro.

Ñesta leitura conhecemos Filipe II, principe e futuro rei de Espanha, que com apenas 16 anos vive uma paixão arrebatadora, um amor imenso, com Isabel de Osório, uma bonita mulher, 7 anos mais velha que o principe, dama de companhia de D.Maria.
O principe, obrigado a casar por 4 vezes, obrigado a dar um herdeiro ao reino, vive o seu amor e a sua relação com Isabel de Osório, durante mais de 15 anos, sem nunca poder mostrar ao mundo a mulher que ama verdadeiramente. Porque ele é principe e um dia será rei.

Isabel nunca casa e vive durante todos estes anos na sombra dos casamentos do principe, apaixonada por ele e consolada pela música e pelo amor de D.Diego Pisador, eternamente apaixonado por ela.

Uma história passada que começa em Salamanca, em meados do século XVI, que me deixou agarrada ao livro até á ultima página. Um amor enorme, escaldante e verdadeiro, mas que é impossivel por todas as condições inerentes ao papel de principe e de rei. Um amor com um final triste, mas que nos vai enchendo o coração à medida que o vamos lendo.

Não conhecia esta autora, mas gostei bastante do estilo de escrita dela, e acima de tudo da pesquisa que se percebe ter feito para conseguir escrever este livro o mais perto da realidade possivel.

Aconselho a quem seja, como eu, fã de romances históricos.

Podem ver a ficha do livro aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário