sábado, 9 de março de 2013

[Opinião] - "Uma casa de familia" de Natasha Solomons




" Baixei a carta, surpreendida e espicaçada pela mágoa. (...) Exilada da sua confiança, senti que ela estava mais longe do que nunca. Mesmo em rapariga ela nunca me contara os seus segredos, escondendo os seus romances e sussurando-os a Anna por trás da porta fechada da casa de banho. (...) Era uma dor constante, como um ferimento antigo, em que a dor não desaparece mas uma pessoa se acostuma à sua presença."








Como podem ver, na capa do livro diz "Um romance para todos os fãs de Downtown Abbey". A verdade é que nunca vi, sequer, a série, por isso não vou tentar fazer qualquer comparação. Só posso dizer que fiquei entusiasmadissima e a ponderar começar a ver os episódios assim de rajada.

Este livro retrata um período da história que me delicia particularmente, que me fascina, e sobre o qual nunca me canso de ler: a segunda grande guerra.
Como também já devem ter percebido por outras opiniões que escrevi, adoro um livro onde a ficção se conjuga plenamente com todo o contexto socio-economico e cultural da época retratada, em especial se essa contextualização for rica em descrições e se note que houve realmente alguma pesquisa por parte do autor. É o que acontece com este livro e o que, em parte, o torna uma muito boa leitura.

Ao longo de pouco mais de 400 páginas, a autora dá-nos a conhecer Elise Landau, uma jovem judia que, vivendo em Viena, se vê obrigada a afastar-se da familia e a ir servir como criada para uma familia aristocrática em Inglaterra. Trocando a sua vida priviligiada em Viena, pela farda de criada, foge à perseguição do regime Nazi e zela pela sua segurança longe dos que mais ama.
Contado na 1ª pessoa, por Elise, vamo-nos embrenhando na sua história de vida, vamo-nos perdendo nas suas recordações e vamos acompanhando todo o crescimento, não apenas fisico mas acima de tudo emocional, da jovem que depois se torna mulher.

Com umas descrições arrebatadoras, que nos transportam para as situações e locais narrados, com uma linguagem fluida e cativante, Natasha Solomons entrega-nos um bom romance, um livro completo e complexo, que nos enche as medidas e que nos faz não querer chegar à última página. Porque quando acabamos sentimos vontade de recomeçar e viver com aquelas personagens novamente.

Um livro que me surpreendeu e me elevou as expectativas, pois foi um livro no qual peguei sem grande conhecimento sobre ele. Uma capa bonita, uma sinopse interessante... um conteudo imensamente apaixonante.
Aconselho.

2 comentários:

  1. Ni,
    também nunca vi a série, pelo que só me posso basear na tua opinião. :)
    Parece-me um livro bastante interessante. Como tu, também a mim o período da 2ª Guerra me interessa e de alguma forma fascina. Para além de uma altura histórica importantíssima, esta permite inúmeras abordagens, temas e perspectivas por parte dos autores e isso é óptimo.
    Boas Leituras! :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda li pouco mais que 30 páginas mas para já não está bem a ser o que eu esperava. Algo que me incomoda é que ela fala dos pais sem usar o parentesco, chama-os pelo nome. Parece que na família toda a gente é linda e perfeita e ela um patinho feio.. muito cliché. O começo está a ser muito lento, descrições pouco apelativas e interessantes. Espero que mude porque tenho adorado os livros da ASA.

    ResponderEliminar