quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[Opiniões Tertulianas] - "Aberto toda a noite" de David Trueba




"Como Ambrose Bierce disse, "casa é o único lugar aberto toda a noite." E neste primeiro romance de David Trueba, o lugar pertence aos Belitre, uma família tão numerosa quanto disparatada. Crónica de uma educação sentimental, as pessoas que habitam este livro apenas escutam a voz de seu coração, enquanto que a razão mantém um silêncio impassível." in Tempo de Ler






Gosto particularmente de histórias de famílias!
E de histórias de famílias "diferentes" ainda gosto mais!


Este primeiro livro do espanhol David Trueba, anterior ao seu sucesso após receber com o livro Saber Perder, o prestigiante Prémio Nacional da Critica, é a mirabolante história da família Belitre.

Esta é uma história de contornos ora hilariantes, ora melodramáticos, por vezes até algo "noir", cheia de personagens bem estruturadas como o avô Abelardo Belitre, um fanático religioso e anti-tabagista com apetência para a poesia, a sua mulher Alma Belitre que por opção se confina a uma existência de acamada, Felix filho de ambos e a sua mulher Paula com os seus seis filhos, todos eles com caracteristicas próprias e deveras peculiares, sendo Gaspar o mais "normal" mas nem por isso banal!
Há a considerar também as personagens mais secundárias, igualmente bem estruturadas e de perfil coincidente com as principais, que trazem um enriquecimento notório à história, tais como o Doutor Tristan e a sua irmã Mayka/Remédios, Sara, John e Paul os dois Testemunhas de Jeová, Aurora e Nicole.
Os retalhos da vida dos Belitre são-nos contados pelo narrador, amigo de Nacho Belitre um dos seis irmãos, que nos delicia com as excentricidades desta família que desde o primeiro capítulo nos agarra "pelos colarinhos", colando-nos á narrativa, da primeira à última página, deixando-nos sem fôlego e sem conseguirmos deixar de ler capítulo após capítulo com ânsia de conhecer o desfecho da mesma.

Dizia Ambrose Bierce : "Lar: O lugar de último recurso - aberto toda a noite."
Assim é...

Um livro que me chegou às mãos duma forma inesperada, do qual gostei imenso e me deixou com vontade de ler mais obras de David Trueba.
Uma escrita muito bem delineada, sem momentos mortos e que nos deixa no final com uma sensação de ficarmos afectivamente ligados àquela excêntrica e deliciosa família.

Recomendo sem reservas e aguardo ansiosamente conseguir ler os dois livros posteriores.

Excelente!

Teresa Carvalho

1 comentário:

  1. Ups,escapou-me ali uma correcção: mirabolante, fica aqui a rectificação!

    ResponderEliminar