quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dia Mundial da Rádio



"Comemora-se hoje (13 de Fevereiro) o Dia Mundial da Rádio, por iniciativa da UNESCO, desde que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa para seis países. As principais celebrações decorrem na sede da organização, em Paris, onde se organiza uma conferência internacional, com representantes de companhias de radiodifusão, que se centra sobre os actuais problemas que a rádio enfrenta.

Este dia mundial foi instituído em 2011 e serve para prestar homenagem a um meio de comunicação que, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “entretém, educa e informa”. Mas no entender do responsável, ainda “promove a expressão democrática e influencia ideias. Em situações de conflito e tempos de crise, a rádio é uma tábua de salvação para as comunidades vulneráveis”.

De acordo com o Sector de Comunicação e Informação da UNESCO, a rádio “é ouvida por cerca de 95 por cento dos habitantes da Terra” e continua a ser o meio mais acessível em qualquer local, já que mesmo as pessoas que não sabem ler nem escrever podem ter acesso a informações.
As maiores emissoras do mundo, como a BBC ou a Rádio Internacional da China instalaram mini-estúdios na sede da UNESCO e durante todo o dia de hoje irão transmitir reportagens.

Desde a sua primeira emissão, há mais de cem anos, que a rádio se revelou uma fonte de informação e de mobilização poderosa para a mudança social. É o media que atinge o maior número de audiência no mundo inteiro.

E mesmo na era das novas tecnologias, este meio de comunicação mantem-se a plataforma mais acessível e uma ferramenta de informação a baixo custo e continua a ser pertinente, já que é possível ouvi-la no computador ou no telemóvel.

A rádio pública portuguesa já tem transmissão há 77 anos." fonte: Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário