sexta-feira, 9 de novembro de 2012

[Rimas e Poesia] - "Prefiro pedras em vez de cristais..." de Ana Rendas



Deixo cair através dos bolsos da minha pele,
partículas de uma pedra da calçada que outrora foi cristal...
de um metal usado e enferrujado que outrora foi ouro...
de um miserável bicho da seda que um dia se viu borboleta.

Mas porque é que a pedra tem menos valor?
Quem disse que o cristal tem mais conteúdo?
Eu cá prefiro construir um castelo com pedras...
os cristais só mostram o meu reflexo e,
são mais frágeis...

O que faria eu com o meu reflexo?
Sucumbia dentro do meu ser?
Mergulhava dentro dos meus olhos?
O meu coração iria acabar por esmorecer...

Não! Prefiro as pedras.
São duras, não é fácil atravessá-las!
Seria fácil atravessar os cristais...
Bastava atirar-lhes com pedras!

As pedras na verdade são,
cristais amadurecidos, fortalecidos
A ordem de valor é inversa ao que todos pensam...
Primeiro é-se cristal e depois é-se pedra.

É a vida que nos esbate a inocência,
Espelhada num cristal e que,
Ao mesmo tempo...
nos confina a dureza e frieza de uma pedra.

As pedras são mal tratadas por toda a gente...
Os cristais? são levados ao colo com cuidado.
São as pedras que pontapeamos para longe,
Os cristais? nem ousamos deixar cair.

É por isso que as pedras são mais especiais,
pelo menos... a meu ver!
Levam "porrada" da vida e mesmo assim,
Constroem castelos...

Por: Ana Rita Rendas

Sem comentários:

Enviar um comentário