quinta-feira, 8 de novembro de 2012

[À Lareira com] INTERNACIONAL - Sarah Sundin






À Lareira com...Sarah Sundin, autora dos livros da saga "Asas de Glória".



Pode dizer-nos um pouco mais sobre si?
Vivo na California, onde vivi  a maior parte da minha vida. O meu marido e eu estamos casados há 23 anos, e temos 3 filhos, com 14,17 e 20 anos.  Escrevo há 12 anos, e 4 dos meus romances foram agora publicados. "Nas Asas do Amor" é a tradução portuguesa do meu primeiro romance, e "Nas Asas da memoria" do segundo.  

Qual é a primeira memoria que tem sobre livros, da sua infância?
a minha mãe lia muito para mim e para a minha irmã, e tenho imensas memorias felizes de nós as três a ler juntas. Os meus pais mantinham os livros infantis na ultima prateleira da estante da sala, bem como outros livros de interesse para as crianças, pelo que eu e a minha irmã passavamos horas a explorar os livros. Também tinhamos uma adoravel biblioteca perto de casa, e iamos lá uma vez por semana.

Porque que decidiu estudar farmácia?
Quando estava no 6º ano, descobri que adorava ciencias e que me saia bem nisso. Gosto realmente da ideia de utilizar a ciencia para ajudar os outros. Quando estava na faculdade, um amigo da familia que era farmaceutico falou-me sobre o seu trabalho, e eu percebi instantaneamente que era isso que eu queria fazer. Continuo a trabalhar, um dia por semana, como farmaceutica hospitalar.

Viu-se, por breves instantes, como escritora, quando colaborou em "Funny Dancing Fruits and Vegetables" com a sua irmã, mas apenas "acordou" para a escrita em Janeiro de 2000. Como foi que isso aconteceu?
Uma manhã acordei de um sonho com personagens que eu adorei. Ao fim de algumas horas percebi que tinha uma historia completa - um romance. Não fazia ideia do que devia fazer depois, então peguei num lápis e numa folha branca da escola dos meus filhos e comecei a escrever. Acabei o romance em 6 meses. Nunca será publicado - é uma escrita muito pobre -  mas foi ele que me fez começar. 

Juntou-se a grupos de critica, assitiu a conferencias de escritores e juntou-se ao American Christian Fiction Writers. Tudo isto ensinou-lhe bastante coisas, e foi um bom começo como escritora?
Sim, foi bastante importante. Desde que estudei quimica na faculdade e que tirei o doutoramento em farmácia, que deixei de ter muita instrução para a escrita. Isso leva tempo e esforço e requer que se aprenda como escrever ficção bem.

Durante 5 anos acumulou diversas cartas de rejeição de editores e agentes. Como se sentiu em relação a isso e de que modo isso a ajudou?
Esses foram anos dificeis - ninguem gosta de ser rejeitado - mas estou satisfeita que tenha passado por eles. Nesses 5 anos aprendi imenso  sobre escrita e sobre a industria louca da publicidade. Mais importante, o "Senhor" utilizou esses anos para me ensianr sobre fé e verdade e obediencia e paciencia.

Onde foi buscar inspiração para escrever a série "Asas de Glória"?
Tive a ideia base para a história de Walt e Allie em "Nas Asas do Amor" e percebi que a tinha que colocar essa historia juntamente com a Segunda Guerra Mundial. Quando vi o documentário sobre o bombardeiro B-17 da US Eight Air Force com base em Inglaterra, percebi que tinha o meu cenário. O meu tio-avô voou num B-17 com a US Eight Force, e fiquei com algumas cartas e historias. De modo a conseguir acabar a historia da segunda grande guerra escrevi os romances sobre os irmãos do Walter, Jack e Ray.

Tem uma rotina de escrita?
Sim, escrevo cerca de 40 horas por semana. Faço a maior parte do trabalho durante o dia quando as crianças estão na escola, e mais um bocadinho enquanto eles fazem os trabalhos de casa. Há noite, enquanto todos vêem televisão faço outros trabalhos, como as entrevistas por exemplo.

Como se sente quando percebe que os seus livros são lidos e apreciados em vários países, como aqui em Portugal?
Estou emocionada. Nunca me ocorreu que os meus livros pudessem ser traduzidos para outros idiomas, e estou tão agradecida que a editora portuguesa tenha querido traduzir as minhas historias. O meu primeiro romance também está disponivel em  Alemão e Holandês - mas recebo mais feedback dos leitores portugueses. Isto significa muito para mim pois o meu avô nasceu no Brasil, onde os seus pais eram missionarios, e cresceu a falar português, alemão e inglês.

Para além de escrever, trabalha no hospital, ensina o 4º e 5º anos e ensina a biblia a mulheres adultas, e tem uma grande familia. Como conjunga todas estas coisas?
Boa Pergunta. Trabalho apenas às sextas à noite no hospital, dois domingos na escola e o ensino da biblia é partilhado numa equipa que divide responsabilidades. Desde que os meus filhos atingiram a adolescencia - e o meu filho mais velho foi para a faculdade - eles ajudam muito mais em casa e não precisam de tanta atenção como quando tinham fraldas.
 
É católica? O que a religião significa para si?
Sou cristã, mas não católica - pertenço à Igreja Baptista. A minha relação com o Senhor é o mais importante da minha vida. Aprecio ler a biblia e rezo todos os dias, e somos muito activos na nossa igreja. Ensinar a biblia ensinou-me muito sobre o Senhor e sobre a propria biblia.  

Para terminar, deixe uma mensagem aos leitores portugueses.
Obrigada por darem a oportunidade a um novo autor, e um americano. Sinto-me honrada por tantos de voces terem apreciado os meus livros. Que Deus preencha a vossa vida de bençãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário