sábado, 10 de novembro de 2012

[Opinião] - "Nas Asas da Memória" de Sarah Sundin




"Porque não podia dizê-lo e pronto? Dizer que te amo? Oh, não, não podia dazer isso. Isso é o que as pessoas normais fazem. Não. Levei meses a admiti-lo para mim e depois ainda mais tempo a admiti-lo para ti, e depois não o digo. Não, escolho uma...uma obscura referencia biblica e congelo-te os dedos dos pés."








Como já muitos de vocês devem ter percebido, adorei o primeiro livro desta série, e fiquei fã da autora, o que fez com que lesse este livro assim que me chegou ás mãos.
Não gostei tanto como do primeiro, sou sincera. Mas mesmo assim cativou-me. O pano de fundo da Segunda Guerra Mundial é o que mais me agrada no livro. Toda a descrição dos cenários de guerra, nos aviões, e do que os personagens sentem quando estão dentro de um deles a sobrevoar o inimigo é extraordinário e está bastante explicito durante todo o enredo. Aliás, grande parte do livro é sobre os cenários de guerra de Jack, os seus voos, os seus pensamentos, emoções e acções e dos seus companheiros.
A enfermeira Ruth fez-me sonhar um pouco. Se vivesse naquela época, quem sabe, talvez me alistasse, como ela, para ser enfermeira de voo. Toda a vivencia descrita no livro me cativa, e me faz viajar anos atrás, e viajar entre países que a mim nada me dizem, vaguear por eles e pensar como seria viver aquela altura.
Os personagens estão bem construidos, tanto a nivel de caracterização fisica como de descrição de sentimentos e comportamentos, o que nos transporta realmente para dentro da história.
Ao longo do livro há pequeno momentos em que a autora faz o paralelo deste livro com o primeiro, "Nas Asas do Amor" que é sobre o irmão de Jack. No entanto consegue ler-se este perfeitamente sem ler o primeiro, não se perdendo pitada da historia. Este é referente a Jack e a Ruth, aos seus amores e desamores, aos obstaculos que enfrentem, ás suas crenças e aos seus segredos que os corroiem e marcam durante quase todo o livro.
O unico ponto que me agradou menos foi o facto de, neste livro, a autora remeter ainda mais para a relgião do que no primeiro. Se já achavam que o primeiro dava demasiada enfase à religião, este ainda dá mais. Julgo ser propicio da época, e ajuda-nos a caracterizar os personagens, mas julgo que neste livro está um pouco demais. Por vezes perdia-me por entre os pensamentos religiosos de Ruth, ou até mesmo de Jack.

Foi um livro que gostei muito de ler, e estou ansiosa que saia o terceiro, e último, da série.
Aconselho a quem leu, e gostou, do primeiro, e aconselho a quem nunca leu Sarah Sundin.

3 comentários:

  1. Um bom livro para conhecer Sarah Sundin?
    Obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho curiosidade em ler, mas a parte da religião deixa-me renitente :S
    Opinião bem fundamentada, mais uma vez! ^_^

    ResponderEliminar