terça-feira, 13 de novembro de 2012

[Cantinho da Semana] - Desenvolvimento Positivo





O Cantinho da Semana é o Desenvolvimento Positivo, de Vanessa Dias, também criadora da revista eOPTIMISMO.


O blog nasceu em Dezembro de 2011, segundo a sua autora, “com um primeiro post sobre ‘Cuidar dos outros’.”

Vanessa diz que o nome surgiu porque tinha a “ver com uma área da Psicologia específica, que é a Psicologia Positiva, na qual investigo e invisto académica e profissionalmente, sempre que posso.”
E ainda nos diz mais:
“As teorias e práticas desta área têm uma característica especial que é o foco nas potencialidades e forças do ser humano quer ao nível individual (e.g. capacidade de enfrentar adversidades na vida), quer ao nível grupal (e.g. relações interpessoais saudáveis) e organizacional (e.g. satisfação no trabalho). Por este motivo, todos os posts têm uma abordagem orientada para aquilo que de melhor existe nos seres humanos, procurando transformar o que é menos bom em algo melhor, por forma a fortalecer o nosso bem-estar, a nossa qualidade de vida e a nossa saúde.”
Vanessa contou-nos que o Desenvolvimento Positivo foi criado para “dar a conhecer às pessoas que existem estratégias e formas para viver melhor ou tirar melhor proveito da nossa jornada.”

Esmiuçando ainda uma razão mais pessoal que a levou a criar o blogue:

“foi o facto de a minha concepção e posição teórica no que diz respeito à Psicologia, e mais propriamente à Saúde Mental, ser um pouco contrastante com a tradição e práticas ainda vigentes, que é o foco quase exclusivo na patologia e na "etiquetagem" das pessoas segundo doenças, o que muitas vezes gera preconceito e minimiza um pouco o potencial e a resiliência das pessoas.”

Para esta blogger, o mais gratificante tem sido “quando os leitores se identificam ou conseguem achar utilidade naquilo que vai sendo postado. Este último aspecto foi sempre um objectivo da criação do blog: dar ferramentas, conhecimento prático, para que as pessoas possam viver melhor.”

Que tal um sorriso e uma visita a este cantinho? :P
Obrigada Vanessa Dias e Desenvolvimento Positivo

Sem comentários:

Enviar um comentário