sábado, 25 de agosto de 2012

[Personalidades] - Tim Burton






Timothy William Burton nasceu em Burbank a 25 de Agosto de 1958, pelo que faz hoje 54 anos. É um cineasta americano. Frequentemente, os seus filmes acompanham os atores Johnny Depp e Helena Bonham Carter, sua esposa, e Danny Elfman compondo a trilha sonora. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos, os notórios atores Vincent Price e Christopher Lee.


Tim Burton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do quotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Após o secundário, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho de The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. A Disney começou a dar uma certa liberdade a Tim Burton e aí ele lançou as conhecidas curta-metragens Vincent e Frankeenwenie, sendo este último a razão de Tim Burton ser demitido da Disney.

O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma superprodução: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno (Batman Returns), também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que a partir daí, viria a colaborar mais 7 vezes (até 2012) no filmes do diretor. 4 anos depois, o ator foi convidado para protagonizar a cinebiografia de Ed Wood, considerado tendenciosamente como o pior diretor de todos os tempos. Em 1996, estreou nos cinemas Marte Ataca! (Mars Attacks!), que é uma verdadeira carta de amor aos filmes "B" de ficção científica dos anos 50. Em 1999 chega aos cinemas a adaptação da conhecida história A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow).

Planeta dos Macacos, em 2001, Tim Burton readapta a obra Planeta dos Macacos, porém, o filme é massacrado pela crítica e fracassa nas bilheterias. 2003, Tim Burton volta a forma com Peixe Grande (Big Fish) sendo bastante elogiado pelos críticos. Em seguida, em 2005, chegam aos cinemas dois filmes do diretor, a readaptação da Fantástica Fábrica de Chocolate e a animação em stop-motion A Noiva Cadáver (Corpse Bride), dividindo a direção com Mike Johnson. Fechando a década de 2000, Tim Burton adapta o musical da Broadway Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet. Em 2010 chega aos cinemas o bastante aguardado Alice no País das Maravilhas, adaptado dos livros Alice No País das Maravilhas e Alice através do espelho. O filme apesar de não ter ido muito bem nas críticas, faturou 1 bilhão de dólares mundialmente, transformando-se no filme mais bem sucedido, mercadologicamente falando, do Tim Burton. Em 2012, Tim Burton nos trás mais três filmes. O primeiro é Sombras da Noite, baseado na novela sessentista Dark Shadows criada por Dan Curtis. O filme fracassou nas bilheterias e dividiu bastante a crítica. O segundo filme é Frankenweenie, que é uma refilmagem do curta metragem de 1984 dele próprio. A nova versão é em stop-motion e assim como no curta, é também em preto-e-branco. O terceiro é abraham lincol- o caçador de vampiros.




1 comentário:

  1. E durante muito tempo preferiu a animação porque tem imensa dificuldade com o contacto humano. Por isso recorre constantemente aos mesmos actores, incluindo a mulher.
    Vincent é uma pérola.
    Edward Scissorhands, Big Fish e Sleepy Hollow são os meus favoritos, embora reconheça valor em Ed Wood. Recentemente, acho que se perdeu nos efeios visuaits e nas capacidades histrionicas de Jonhy Depp.
    Conheço a versão original de Frankenweenie. Não receio o remake porque stopmotion é o que Burton faz melhor!

    ResponderEliminar