sexta-feira, 24 de agosto de 2012

[Opinião] - "Os homens que odeiam as mulheres" de Stieg Larson




" Mas seria quase impossivel não nos deixarmos contagiar pelo optimismo quanto ao futuro, que era o sentimento dominante entre os vulgares cidadãos de Hamburgo. Não obstante o facto de a guerra estar a aproximar-se, e de ter havido vários ataques aérios contra a cidade enquanto lá estive, as pessoas pareciam pensar que se tratava apenas de um aborrecimento passageiro...que, muito em breve, seria assinada a paz e Hitler criaria a sua Neuropa. As pessoas queriam acreditar que Hitler era Deus. Era a imagem que a propaganda transmitia dele."




Bem, este foi o primeiro policial que li. Já o tinha na estante desde Março, já me tinham dito que era bom, e que era uma excelente maneira de me estreae neste género de leitura. Bem... tinham razão.

O livro prendeu-me desde as primeiras páginas, e tornou-se dificil largá-lo, o que fez com que ficasse a ler até altas horas da madrugada. A escrita é bastante fluida, o que fez com que não me perdesse em palavras dificeis ou frases complexas.

O enredo é viciante.Desenrola-se lentamente, tempo esse durante o qual o autor nos descreve detalhadamente os personagens e locais envolvidos na trama. Isto faz com que sejamos absorvidos por tudo o que estamos a ler, e consigamos vivenciar na nossa imaginação o que estamos a ler, de modo que fazemos parte da propria investigação de Blomkvist.
A personagem que mais me agradou foi  Lisbeth Salander, pois é uma personagem toda ela envolta em mistério, uma rapariga complicada, mas que demonstra algumas brechas emocionais ao longo do livro (mais para o fim claro).

O final do livro é, talvez, o mais duro e violento, pois é quando sabemos concretamente o desvendar do caso Vanger. No entanto, a escrita de Larson, e a lentidão da trama, que apenas se desenrola mais rapidamente nos capitulos finais, torna a sua leitura não tão chocante. Posso dizer que descobri, ao longo da leitura, quem era a personagem criminosa, mas que todos os contornos macabros em torno dela me conseguiram surpreender e deixar sem palavras. 

Um livro do qual gostei muito, que me fez querer ler mais policiais e, acima de tudo, que me fez querer comprar e ler os outros dois volumes deste excelente autor, que infelizmente faleceu antes de poder ver o exito que a sua trilogia tem. Aconselho.

3 comentários:

  1. ainda bem que gostaste! ele e mesmo bom ver se tb arranjo o 2 para mim

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho-o na minha estante para ler, mas até tenho medo. Desconfio que vou gostar, e vou-me obrigar a comprar os seguintes xD

    ResponderEliminar
  3. É muito provavel que isso aconteça sim elizabete:) Aconteceu comigo hehe, agora tenho que comprar os outros:D

    ResponderEliminar