quarta-feira, 25 de julho de 2012

[Opinião] - "Soberba Tentação" de Andreia Ferreira


"As campas não passavam de pedras enterradas no solo esquecido. Silvas e trepadeiras parasitas enrolavam-se no granito dando a sensação de posse, como se dissessem que agora aqueles mortos pertenciam à penumbra, já que a luz que move os humanos os esqueceu."


" Se me dissesses, Carla, que te tinhas apaixonado por um gay , eu sentiria pena por um amor que não te seria retribuido. (...) Tenho medo Carla, muito medo por ti, pela Ana, por nós que te rodeamos, que te amamos. Essas coisas não deciam existir. (...) Chama-me hipócrita, mas eu finjo ainda que nada mudou e o mundo não é povoado pelas criaturas que idolatras."



Quem leu a minha opinião sobre o "Soberba Escuridão", primeiro livro desta Trilogia, sabe que gostei do livro. Pois bem, gostei, ainda mais, deste.

Há uma visivel evolução neste segundo livro, tanto no enredo, como nas personagens e na própria escrita da autora. Prendeu-me de imediato com uma escrita fluida, completa e descritiva. Uma leitura fácil, mas não simples (faço-me entender?).

Gostei bastante do facto de que, neste, o enfase deixa de estar na personagem de Caeel, e de Carla, e se foca bastante em personagens como Ricardo e Ana (em especial o primeiro). Ficamos a conhecer melhor este "homem" que tem uma importancia bastante relevante na vida de Carla, neste livro. É aqui que se dá uma reviravolta que me entusiasmou e agradou, e que acima de tudo, me fez pensar sobre tudo o que pensei no primeiro livro. Intrigante? Sim:)

Há um crescimento nas relações entre as personagens, e lemos sobre novos seres, o que completa em muito o enredo que já vinha desde o "Soberba Escuridão", preenchendo algumas "lacunas" na nossa compreensão.

Tal como a própria autora referiu, na entrevista que nos deu recentemente, ela não escreveu uma historinha de amor, e neste livro isso começa a estar bastante patente. Apesar da atracção continuar a envolver as nossas personagens.

Estou bastante curiosa, expectante e ansiosa para poder ler o último livro e saber qual o desfecho que a Andreia dará a todos eles e como será o final. Afinal, de que lado estará o mal? Serão todas as criaturas obscuras, criaturas do mal? Ou aqueles que mais julgamos amar, são aqueles que mais mal nos podem fazer?

Uma leitura viciante, que me fez não largar o livro até à ultima página. Mais uma grande aposta da Alfarroba Editora. Aconselho muito a que leiam os dois livros, acho que não se arrependerão.

2 comentários:

  1. Margarida gostei muito da tua opinião. Li o primeiro livro à pouco tempo e fiquei agradada com a história. Já li outros livros, dentro do mesmo género, de alguns autores "bestsellers" e tenho a dizer que a história da Andreia superou alguns deles. Estou muito ansiosa por conseguir o segundo!

    ResponderEliminar
  2. Paula, sem duvida que a Andreia bateu alguns deles, mas aos pontos, como se costuma dizer:) Gostei muito deste livro, e estou ansiosa que saia o último:)

    ResponderEliminar