quarta-feira, 25 de julho de 2012

[Opiniões Tertulianas] - " Os Orfãos do Mal" de Nicolas D'Estienne D'Orves






Tenho um interesse especial por este genero de  livros, apesar de os ler muito muito pouco. No entanto, as diversas opiniões que encontrei na blogosfera não são muito apelativas. (Ni Rodrigues)








Uma leitura que iniciei muito entusiasmada mas da qual acabei por sair decepcionada...
O tema em si achei muito interessante, foca-se no horripilante programa nazi de Heinrich Himmler, Lebensborn, no qual jovens mulheres racialmente puras eram ajudadas pelas SS a "produzir" bebés para posterior adopção por casais ligados às SS, que providenciariam a sua educação. Para esse efeito várias casas foram criadas e acabou por ser basicamente uma maneira de jovens oficiais SS e as tais mulheres arianas puras se relacionarem para produzir a tão desejada super raça ariana! Claro que quando os bebés tinham um qualquer "defeito" eram de imediato mortos...

Até aqui tudo muito bem... Mas o autor através duma intrincada trama acaba por escrever uma obra de ficção baseada em factos reais, que acaba por exceder o rigor histórico o que me desagradou.
Não é no entanto uma obra a evitar, de modo algum! Apesar de tudo conseguiu prender-me a atenção até ao final.
A obra é apresentada como um thriller e até certo ponto concordo com a classificação pois de facto devido aos atropelos ao já citado rigor histórico, acaba por não passar mesmo disso, um thriller muito interessante, com personagens cativantes e muito bem escrito.

Não costumo escrever opiniões de livros sobre os quais tenho algumas reservas mas abro esta excepção devido ao facto positivo, a meu ver, da escrita deste autor que não conhecia, ter conseguido cativar-me apesar de algum desagrado pela forma algo absurda de abordar este delicado tema.
Fiquei até bastante curiosa em ler outras obras do autor.

Classificação: 3+


Teresa Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário