terça-feira, 24 de julho de 2012

[Cantinho da Semana] - Destante



O Cantinho desta semana é o blogue Destante. Este é um cantinho onde leio opiniões muito interessantes, entre outras novidades claro.

Este espaço começou, oficialmente, a 25 de Maio de 2010, "mas foi pensado muito antes".

"Digamos que foi uma ideia que esteve de “molho” até dar o primeiro passo. Uma vez dado o primeiro passo, tudo se torna mais fácil… ou mais difícil, depende do ponto de vista. No princípio nós (Luís Almeida e Paula Teixeira) falamos muito sobre a ideia. Um dia nasceu…"

A ideia surgiu, como já percebemos, entre dois dos colaboradores – a Paula T e o Luís Almeida, e tinha como objectivo partilhar não só leituras como também tudo o que quisessem partilhar com o mundo.

"A ideia era ir convidando pessoas que gostassem de ler e que também quisessem partilhar este gosto. Mesmo que estas pessoas estivessem fora de Portugal. Neste aspecto os objectivos foram ultrapassados pois temos colaboradores não apenas em Portugal continental, como no Canadá. Isso dá uma sensação de desafogo e globalização."

Para quem não sabe, este é um blogue conjunto, ou seja, fazem parte dele e trabalham ne le afincadamente mais do que uma pessoa. Actualmente são 9 membros.

"Dois membros dos Açores (S. Miguel), três de Braga, uma de Ontário (Canadá), um de Viana do Castelo e ainda um membro de Palmela. Note-se que dos membros de Braga temos a Rita, uma menina de 13 anos que é uma mais valia do nosso blogue."


O nome “destante” foi  Luís Almeida que escolheu, por ser diferente do que se vê no mundo da blogosfera. 

"Destante é diferente, e não é nem distante, nem estante, é destante… Uma boa leitura do termo é que estamos pertos dos livros, como se habitássemos nas estantes."

Para Luís Almeida e Paula T o mais gratificante de um blogue conjunto é, sem dúvida, a interacção que surge 

"Sentimos que nos conhecemos há longa data. Outra das vantagens é a informação que conseguimos ter no blogue: diferentes leituras, diferentes perspectivas sobre o mesmo livro…"

Para quem conhece este cantinho, espero que goste tanto quanto eu, para quem não conhece, aconselho a espreitar, aposto que vão gostar.
Obrigada a toda a equipa do Destante :)

Sem comentários:

Enviar um comentário