quinta-feira, 10 de maio de 2012

[Opinião] - "A Mecânica do Coração" de Mathias Malzieu



“Um gato preto muito velho, com modos de paquete de hotel, encontra-se em cima da mesa da cozinha. A médica arranjou-lhe uns óculos. As armações verdes dão-lhe classe. O animal observa a cena com ar indiferente- só lhe falta um jornal de economia e um charuto.”

“As mães têm medo pelos filhos e protegem-nos o mais possível, mas está na hora de abandonares o ninho. Olha para o teu coração! É meio-dia! Está na hora de seguir em frente!”



Este é um livro amoroso e que nos emociona.
Como diz na contracapa do livro “Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis carrol”. Bem, um conto de fadas é de certeza. É uma história encantadora de amor, amor de mãe, amor de amigo e amor de companheiro. Quanto a Tim Burton, este seria um livro que eu consigo perfeitamente imaginar como filme às mãos deste realizador.

Este livro conta-nos a história de Jack, que nasce com o coração congelado. Para o pôr a funcionar d Dr.Madeleine instala-lhe um relógio de madeira que, ao girar os ponteiros, bombeia o sangue, fazendo o coração funcionar. Assim, todo o enredo gira à volta do mecanismo do coração de Jack, de modo a que ele não morra.

O amor acelera o coração de qualquer um de nós, fá-lo bater mais forte e mais depressa. Também com Jack acontece o mesmo. O que, segundo a Dr.Madeleine, pode ser fatal para aquele a quem ela trata como filho.
Mas mesmo assim Jack não desiste do amor. Luta por ele, mesmo sabendo o que pode acontecer com o seu próprio coração de madeira. Mas é na dor, que também o amor trás, que leva Jack a perceber o verdadeiro mecanismo do seu coração.

Uma história apaixonante, que nos fala abertamente da paixão entre duas pessoas, mas, que mais que isso, nos conta, quase entrelinhas, sobre o amor de mãe, aquela que nos criou e nos tenta, sempre, proteger.

Uma história que, sendo diferente, me faz lembrar o Pinóquio.

Recomendo a quem goste de uma leitura envolta em magia e historias de encantar. Gostei muito.


Sem comentários:

Enviar um comentário