quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de Maio


DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retira a homossexualidade da lista de doenças mentais. Hoje, sublinha-se que a homossexualidade não tem cura porque não é doença. E não tem perdão porque não é pecado.
A homossexualidade já foi considerada doença mental, até que, a 17 de maio de 1990, a OMS corrige esse erro histórico, num caminho incompleto, rumo à igualdade entre pessoas com orientação sexual diferente.
O ser humano pode ser homossexual, heterossexual, ou bissexual. Qualquer uma destas orientações tem o mesmo valor clínico, sendo que a heterossexualidade é a condição dominante. Deveria ser esta a única característica diferenciadora, mas o processo de educação humana no combate à homofobia está longe de ser concluído.

Ao longo de séculos, foi considerada doença ou distúrbio, pecado, proibida por lei. Foi razão de penas de morte, até que os países desenvolvidos reeducaram as sociedades para a perceção de que a homossexualidade não tem cura porque não é doença, não tem perdão porque não é pecado.

A 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, o mundo traça mais um combate nessa batalha, a batalha contra a homofobia, pelo direito à diferença. Neste dia, em 1990, a OMS deu o primeiro passo. Em 1991, a Amnistia Internacional passa a considerar que a discriminação contra homossexuais é uma violação aos direitos humanos.

Passaram mais de duas décadas, mas até as sociedades ditas mais desenvolvidas têm de lutar contra a homofobia, uma luta que só será ganha quando deixar de fazer sentido.

Hoje, além do Dia Internacional Contra a Homofobia, assinalam-se o Dia Internacional da Hipertensão, o Dia Internacional da Internet e o Dia Mundial da Sociedade da Informação.


 DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) assinala, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão (DMH), data divulgada mundialmente pela World Hypertension League (liga Mundial da Hipertensão).

“Estilo de vida saudável, Pressão Arterial saudável” é o mote escolhido para assinalar a data. O tema das comemorações deste ano foca a questão da importância de ter estilos de vida saudável e de que forma podem estes contribuir, consequentemente, para uma pressão arterial saudável.

Este ano, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão aliou-se à Faculdade de Motricidade Humana (FMH), para com a ajuda de especialistas, divulgar a importância do exercício físico na prevenção primária e secundária da hipertensão e do risco cardiovascular.

Tal como em anos anteriores, a Sociedade elegeu uma cidade para Capital de Hipertensão, sendo este ano Peniche a escolhida para acolher as iniciativas que pretendem sensibilizar a população para este problema que tem vindo, de ano para ano, a aumentar a prevalência em Portugal.
A cidade será o palco de rastreios com sessões de aconselhamento/esclarecimentos de modos de vida saudável, divulgação de cuidados em saúde e, no âmbito do lema internacional irá decorrer um programa físico com aulas para avós e netos, terminando com uma sessão solene com a participação dos membros da Sociedade e da Câmara Municipal.

                                                 
                                                DIA INTERNACIONAL DA INTERNET


Hoje celebra-se o Dia Internacional da Internet (World Information Society Day). O objectivo da sua criação era despertar a consciência global da evolução social da internet e das novas tecnologias, assim como ajudar a reduzir a infoexclusão. Em 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia, mas antes disso era comemorado sob o nome Dia Internacional das Telecomunicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário