quinta-feira, 26 de abril de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Contigo Para Sempre" de Takuji Ichikawa





"Achei muito interessante saber que "Contigo para sempre" é um livro autobiográfico. E o que o autor disse sobre o livro «As coisas que parecem normais são ficção e as coisas que parecem impossíveis são verdade" (Odete Silva in Editorial Presença)








Iniciei esta leitura com a sensação que seria um livrinho muito virado para misticismos o que não é exactamente algo que me interesse muito, mas foi sem dúvida uma surpresa muito agradável!

A história parece, à partida, muito ligeira embora que vindo de um autor japonês nunca nos podemos fiar muito nessas primeiras impressões!
A leitura faz-se muito rápida, diria mesmo que é um livro que se consegue ler num fôlego! Aliás, após as primeiras impressões de falsa ligeireza, rapidamente se torna uma leitura diria que, ansiosa! Custou-me pousar o livro cada vez que tinha de interromper a leitura.

Takumi após a perda da sua mulher Mio, vitima de doença, resolve escrever a história do seu amor com ela para o filho de ambos, Yugi, possa conhecer assim a mãe que perdeu precocemente.
Mio disse a Takumi que voltaria para ver se ambos estavam bem, assim que as chuvas voltassem e assim acontece.
A partir daqui, a história flui duma forma mágica, doce, embala-nos num conto que me deu sensações que me lembro de sentir quando lia fábulas e contos mágicos para crianças. A própria definição do imaginário Planeta Arquivo, remete-nos logo para o mundo mágico dos contos para crianças.

Assistimos ao longo deste livro a passagens repletas de sentimentos, de ternura e encanto, as personagens tornam-se tão reais para o leitor que é fácil embarcar nesta história e percorrer rapidamente as suas páginas para chegar ao seu fim!
E que fim! Surpreendeu-me muito. Nem por sombras eu adivinhei o final desta maravilhosa história!

Depois da sua conclusão, fiquei de lágrima ao canto olho e sorriso ao canto da boca, a saborear este romance tão terno e mágico e com vontade de voltar a ler tudo de novo!

Não admira o sucesso fantástico que este maravilhoso romance teve! É inteiramente merecedor dos rasgados elogios que críticos e leitores lhe fizeram.

Aconselho a todos a sua leitura e desejo que todos vejam nas entrelinhas, as mensagens que nos transmite sobre o amor, a vida, a subtileza dos gestos simples e principalmente sobre a grandiosidade da vida.

Teresa Carvalho

1 comentário: