quarta-feira, 7 de março de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "Para Sempre" de Susanna Tamaro


Hoje é dia de termos aqui uma opinião de uma das nossas Tertulianas. Desta vez o livro escolhido foi "Para Sempre" de Susanna Tamaro.




"Conta a dor, a falta e a ausência com muita poesia e inspiração"(a autora)


"Existem livros que são verdadeiros poemas, desde a primeira à última página. Que valem a pena ler devagar, saboreado cada palavra, cada frase, interiorizando cada pensamento. " (Fernanda)






Desta autora apenas tinha lido o seu famoso “Vai Aonde te Leva o Coração”, do qual me lembro de ter gostado mas foi há tanto tempo que não recordo muitos pormenores, ou seja terei de o ler de novo este ano!
Parti assim para esta leitura apenas com umas referências mínimas o que de certa forma é bom pois assim as expectativas são mais realistas!

Iniciei então a leitura e ao fim de algumas páginas dei por mim a pensar que não conseguia rotular este livro, ou melhor não sabia se estava a ler um poema em prosa ou prosa poética! Não sei se me entendem mas foi exactamente isto que senti!

Nesta narrativa, conta-se a história de Matteo um médico cardiologista, que ironicamente acaba por abandonar essa carreia profissional e viver como um eremita para então tentar curar o seu próprio coração!
A vida confortável e feliz de Matteo foi subitamente interrompida pela trágica morte da sua mulher grávida e do seu primeiro filho e pela suspeita dela ter provocado o acidente que os vitimou. Perde não só a dignidade e amor próprio como também a capacidade de amar, a compaixão, a modéstia. É então que após uma espiral destrutiva da sua vida que decide interromper a cadeia dos acontecimentos e ir viver em comunhão com a natureza procurando descobrir afinal qual o sentido da vida, da morte, da espiritualidade e também tendo sempre em mente a dúvida pelo suicídio (ou não) da sua mulher.

A escrita de Susanna Tamaro é tão envolvente, tão poética e tão especial que eu, uma pessoa nada dada ás espiritualidades, me senti totalmente rendida a este livro tão pouco comum, mas talvez por isso mesmo me tenha agradado tanto.
A autora demonstra uma sensibilidade enorme e uma capacidade maravilhosa de construir uma história rica em filosofia e sociologia, que me encantaram.

Um livro obrigatório!

Teresa Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário