quinta-feira, 8 de março de 2012

[Opinião] - "O Tempo dos Amores Perfeitos" de Tiago Rebelo







"O sorriso bonito, resplandecente, mais do que um estado de alma, era a sua arma para desconcertar aqueles que tudo faziam para a tornar infeliz"










Acabei a leitura deste livro ontem à noite. E fiquei com uma imensa vontade de ler mais e mais.
Admito que nunca tinha lido nada do autor, a não ser as Breves Histórias que ele publica para a revista de domingo do CM. E tenho a dizer que, depois deste livro pensei "SHAME ON ME" por nunca me ter debruçado sobre a escrita do Tiago Rebelo.
"O Tempo dos Amores Perfeitos" é um romance que nos conta a história de amor entre Carlos Montanha, tenente do exército português, e Leonor Carvalho, filha do governador. Toda esta história é envolvida num contexto histórico fantástico, que nos retrata parte da nossa história, na época do "Mapa Cor-de-Rosa".
Com imensa realidade, Tiago Rebelo consegue, através de compostas e realistas descrições, fazer-nos viver aqueles tempos. Os papeis que os homens tinham naquela sociedade, o papel da mulher, que seria tão diferente dos dias que correm. 
Admito que a história é, para mim, uma grande incógnita. Nunca foi o meu forte. Mas com este livro aprendi muito acerca das nossas conquistas, das nossas guerras. 

Um romance cheio de história, que nos envolve nos braços de um romance quente e proibido entre Carlos e Leonor, que nos faz sorrir perante a determinação de Leonor em ser diferente do que seria suposto numa mulher daquela época e que, acima de tudo, nos faz temer tais batalhas e sacrifícios feitos pelos militares que lutavam por conquistar aquelas terras.

Um livro brilhante, que recomendo a leitura a quem goste de um bom romance histórico.
Uma leitura que me elevou as expectativas e me motivou a ler mais livros do autor, um autor Português que nos deve orgulhar a todos.

Avaliação Geral: 5 (Muito Bom)

Sem comentários:

Enviar um comentário