domingo, 5 de fevereiro de 2012

[À Lareira Com] : Diana Barbosa - Refúgio dos Livros

Boa Tarde Tertulianas(os). Desde já desejo-vos um bom Domingo. Como foi o vosso sábado? Conseguiram estar no quentinho da lareira na companhia de um bom livro?

Pois bem, o Tertúlias hoje traz-vos mais uma rubrica nova. Esta semana são só surpresas:) Para vos fazer um pouco de companhia neste domingo frio apresento-vos "À Lareira Com". Como o próprio nome indica, neste cantinho de domingo, vou trazer-vos pequenas entrevistas com diversos convidados, alguns mais conhecidos que outros. O que vos parece?

Hoje já temos a nossa primeira convidada. Estão a reconhecer quem é? É bem conhecida de alguns de vós com certeza. Adivinharam quem é? Pois é, é a nossa querida autora do Refúgio dos Livros. Porquê a Diana e o Refúgio para primeira convidada, perguntam vocês. É simples: o refúgio dos livros foi o primeiro blog pelo qual eu realmente me interessei e que, de alguma maneira, me fez conhecer outros tantos cantinhos dedicados à temática leituras. Sendo assim, deixo-me de conversas e passamos à Diana.








À Lareira com Diana Barbosa, autora do Refúgio dos Livros.

"Chamo-me Diana Barbosa. Sou do Porto e tenho 27 anos. Sou licenciada em Psicologia, sendo que a minha paixão pelos livros de literatura policial advém em muito da minha formação académica. Tenho trabalhado essencialmente na área dos Recursos Humanos (Recrutamento e Selecção e Trabalho Temporário), pelo que as pessoas me fascinam não só nos livros como também na minha vida profissional."

Diana, o refúgio dos livros já é o refúgio de muitos leitores. Como e quando surgiu a ideia de começares este blog?

A história do Refúgio dos Livros é engraçada porque se passou da seguinte forma: uma altura andava a procurar algo no Google sobre um livro e sem querer fui dar a um blogue sobre livros que desde logo me cativou não só pelas críticas dos livros que lá lia mas também porque tinha um fórum onde havia muita partilha sobre leituras, opiniões, compras e novidades de editoras. Nesse fórum conheci pessoas que me deram excelentes sugestões literárias e fiz até amizades e desde aí ficou comigo o “bichinho” de criar um cantinho onde pudesse partilhar com outras pessoas o que eu achava das leituras que iam fazendo. E digo que o “Refúgio dos Livros” nasceu de forma engraçada porque eu há uns anos já tinha criado um blogue para publicar pensamentos e textos meus e nunca mais me lembrei que tinha esse blogue. Assim, quando decidi criar o “Refúgio dos Livros” (no Verão de 2009) aproveitei o blogue antigo, mudei o seu visual e o seu objectivo e tema principal e assim nasceu o meu cantinho que agora é meu e de todos os seguidores e visitantes.

Qual é a coisa mais gratificante para ti como autora do refúgio?

O mais gratificante para mim é a possibilidade de poder escrever sobre o que li porque a escrita sempre me fascinou e as palavras no papel sempre foram a minha forma de me expressar e desabafar e também é muito gratificante todo o feedback que recebo através dos comentários que os visitantes deixam e das pessoas que seguem a página de facebook do Refúgio dos Livros. E é também muito gratificante quando alguém me pede uma sugestão de um bom livro dentro do género literário que a pessoa gosta de ler e depois me dizem que gostaram imenso daquele livro que eu sugeri.

Como concilias o blog, com a tua profissão e com a família?

De momento a minha disponibilidade para o blogue é forçosamente extensa devido a dificuldades profissionais mas nas alturas em que um horário laboral me preenchia os dias eu aproveitava os bocadinhos livres que tinha à noite para actualizar o blogue e partilhar novidades e opiniões sobre as leituras com os visitantes do blogue. Quanto à família: “roubo” um bocadinho do tempo que poderia ser em família para fazer as minhas actualizações no blogue mas nada que me retire muito tempo para fazer aquilo que gosto com aqueles que amo, até porque a minha família também começou a apreciar este meu cantinho :).

Conta-nos um dos melhores momentos que passaste com o blog?

É difícil destacar apenas um dos melhores momentos que passei com o blogue. Posso dizer que basicamente passo bons momentos diariamente por causa do blogue desde que criei a página de facebook porque há uma grande partilha de opiniões literárias e até se criam amizades. E também devo destacar a questão das parcerias com as editoras, não só por me proporcionarem leituras fantásticas mas sobretudo por ver que as editoras reconhecem valor nas críticas que publico no “meu” cantinho.

E o mais hilariante?

Hilariante no sentido de considerar realmente engraçado é constatar que, tal como eu, há várias pessoas “viciadas” em livros, “compradoras compulsivas” de literatura que sofrem do mesmo mal que eu: ter estantes cheias de livros por ler e mesmo assim quando vemos uma novidade editorial apetitosa ficamos a “babar” e a exclamar: “ai eu quero este livro, eu preciso deste livro, eu tenho de ter este livro e não descansarei até o ter” (mesmo que depois o dito livro fique meses na estante até ser lido lol).

O teu "cantinho" tem diversas parcerias com algumas editoras, como por exemplo a editorial presença. Como foi ver crescer o refugio e viver todo o processo até ele ser reconhecido como é agora?

Confesso que ver o Refúgio dos Livros crescer através das parcerias que vai estabelecendo com diversas editoras é algo que me dá um sentimento de orgulho imenso. Houve alturas em que as editoras me explicaram que aceitavam ou não uma proposta de parceria com um blogue literário em função da qualidade das críticas publicadas e, como tal, é óbvio que isso me deixa cheia de orgulho ao constatar que as propostas de parceria que tento são aceites, sinal de que o blogue tem qualidade.

 Para terminar, deixa-nos com uma frase ou um lema para os nosso leitores.

Deixar uma frase específica é complicado por isso ao nossos leitores só posso dizer: se ler vos dá prazer leiam…nem que estejam exaustos de cansaço leiam nem que seja uma página antes de adormecer porque os livros enriquecem-nos de personagens, de locais, de cheiros, de História e de lições de vida preciosas! 

Obrigada Diana Barbosa:)

6 comentários:

  1. Adorei meninas Margarida e Diana!!!!!!!
    Muito gira esta rubrica!
    Beijinhos
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Gostei de conhecer um pouco melhor a Diana :)
    Lembro-me de ter conversado com a Diana no forum da Estante dos Livros, antes mesmo da Diana ter decidido iniciar o seu blogue. :)
    Beijinhos às duas ;)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da ideia e da vossa entrevista, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado eu pelo convite :)

    E obrigado pelos comentários :)

    Paula para me conheceres melhor é só apareceres pelo facebook do Refúgio dos Livros e lá teremos oportunidade de conversar mais vezes :D

    ResponderEliminar
  5. Vi agora que és tu Paula do Viajar pela Leitura lol isto de associar nomes a blogues ainda me falha eh eh. Belos tempos no Forum da Estante :D

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo feedback meninas. Espero conseguir sempre trazer-vos conversas interessantes. Alguém em especial que gostassem de ler nesta rubrica, por favor, sugiram:)

    ResponderEliminar