terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

[Espaço Psicologia] - Psicologia?

Bom dia. Boa terça feira. Hoje, como não podia deixar de ser, o tertúlias traz-vos mais uma rubrica nova. Desta feita chama-se Espaço Psicologia. Para quem não sabe, sou estudante de psicologia, pelo que tinha que ter uma rubrica destas aqui. Como o próprio nome indica, nesta rubrica vão ser abordados temas da psicologia. De modo a transmitir-vos informação o mais completa e correcta possível esta rubrica vai contar com a colaboração de alguns colegas e profissionais da área.

Hoje, e não sendo nada de cientifico, deixo-vos com algo para reflectirem.


"Psicologia é:
O estudo do comportamento humano e dos processos mentais através da indução de determinado estímulo. Esta é a definição genérica.

Um curso para ajudar gente maluca. Definição do povo.

Um curso que até eu fazia, sou bom observador, por isso... Definição do estúpido.

Um desperdício de tempo. Essas teorias estão todas erradas e mal fundadas. Definição do cretino com a mania que é esperto.

Qualquer coisa relacionada com a mente. Não há uma definição concreta? Direito, por exemplo, tem. Definição do curioso esforçado.

Uma área com muito desemprego, por isso, é de ponderar investir num ramo como a geriatria, visto que a população está cada vez mais envelhecida. Definição dos pais.

Aquela coisa que faz com que os outros olhem para nós e nos tentem perceber. Definição dos avós.

Mas é muito mais que isso:  

É um mundo. É fazer parte do mundo de alguém, ou melhor, ajudar esse alguém a sentir-se bem dentro do seu próprio mundo. É saber ouvir. É ver nos outros a esperança que alguns não vêem em si próprios. É algo indescritível e que nos faz sentir realizadas com aquilo que fazemos. 

É um aperfeiçoar das técnicas de observação, um aguçar da visão analítica, uma interpretação para lá do concreto. É aprender que podemos retirar conclusões até do silêncio de uma pessoa. É individualizar cada sujeito recorrendo a estudos de caso, pois independentemente de sermos parte de um todo, cada um tem a sua essência."

E para vocês, o que é a psicologia? 

Vanessa Chitas, Estudante de Psicologia no ISCTE-IUL

2 comentários:

  1. Olá Ana, aqui fica um comentário:
    A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc) assim como os não-observáveis (pensar, emocionar-se, etc).
    No fundo a fórmula mágica da Psicologia é:
    R=f(s-p):)
    ou seja, Resposta/Comportamento R varia em função da relação entre Situação/Meio e Personalidade/Indivíduo. Para pensar ;)Falaremos mais para a frente.
    Miriam Páscoa
    Psicologa Clínica

    ResponderEliminar
  2. As disciplinas da Psicologia estão ligadas ao estudo da personalidade, da aprendizagem, da memória, da inteligência, do sistema nervoso e das relações inter-pessoais, do desenvolvimento humano, dos processos psicoterapêuticos, do sono e do sonho, do prazer e da dor, da vida e da morte... talvez, devido a estas últimas, se observa bastante a Psicologia como uma ciência oculta segundo o senso comum, porém ela é realmente uma ciência fidedigna. Miriam Páscoa

    ResponderEliminar