sexta-feira, 29 de julho de 2016

[Novidade] - Pactor: "A VIDA NUM DEGRAU: Histórias reais de quem venceu a depressão" de Diogo Telles Correia

A Vida Num Degrau
Histórias reais de quem venceu a depressão
Diogo Telles Correia

Uma viagem apaixonante, baseada em casos reais com final feliz, que nos mostra que é possível ultrapassar uma doença que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo

Lisboa, 01 de julho de 2016 – A editora PACTOR apresenta “A Vida num Degrau – Histórias reais de quem venceu a depressão”, o novo livro de Diogo Telles Correia, psiquiatra e psicoterapeuta, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia, disponível a partir de hoje nos escaparates das  livrarias.

Mundialmente conhecida como uma perturbação emocional na qual são experiênciadas emoções de angústia, tristeza, frustração e solidão, a depressão assume hoje em dia proporções colossais e afecta pessoas de todas as idades e classes sociais. Apesar de silencioso e em muitos casos diagnosticado tardiamente, este transtorno pode efectivamente ser curado, sendo para isso fundamental a procura de ajuda.  

“A Vida num Degrau” surge como uma fonte de esperança e inspiração para todos aqueles que sofrem desta doença. Através do relato emocionante das histórias de vida reais de António, Afonso, Pedro e Joana, que se viram desprovidos da plenitude das suas vidas mas que "degrau a degrau" combateram a depressão, assistimos, ao longo das páginas, à forma como cada um encarou esta doença, os tortuosos e amargurados caminhos que percorreram e os diversos tipos de acompanhamento que receberam. 

Neste seu novo livro, Diogo Telles Correia aborda a depressão endógena (António cresceu com a depressão, ou seja, provocada por factores biológicos), a depressão reactiva causada por questões amorosas (Afonso desenvolveu a doença na sequência de conflitos com a sua namorada), a depressão reactiva causada por mobbing (Pedro sofreu de assédio moral no local de trabalho e foi a sua esposa que pediu ajuda médica) e a depressão bipolar (Joana sofria da forma mais grave desta doença mental e recebeu tratamento electroconvulsivo).  

“Ainda que sejamos produto do nosso passado, não somos completamente reféns dele. É aqui que o autor, através das suas competências clínicas e científicas, ajuda os pacientes a subir o degrau da ambivalência entre passado e futuro. (…) 
Mostra-nos ser possível o estabelecimento da relação empática com os doentes, assim como discernir o que é (in)compreensível entre personalidade e doença”.
In Prefácio de Filipe Arantes Gonçalves, 
Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta, Membro Fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica

“O livro que aqui se apresenta é revelador da humanidade e profissionalismo do seu autor (…) É uma obra de exemplo e fonte de inspiração para a implementação de boas práticas clínicas e uma luz de esperança para as pessoas que padecem destes tipos de perturbações, no sentido de obterem acesso a mais e melhores cuidados de saúde mental em Portugal.”
In Prefácio de Delfim Augusto d’Oliveira,
Presidente da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB)
 
“Todos os estudos realizados apontam para que o caso do Pedro tenha sido apenas um dos 300 a 400 mil trabalhadores portugueses vítimas de assédio moral. E se já é estatisticamente insignificante o número de casos que chega a tribunal, mais raros são ainda os casos que terminam em condenações das entidades e/ou pessoas prevaricadoras, sendo mesmo absolutamente excepcional o número dos que culminam com uma decisão que não apenas compense adequadamente a vítima como também sancione devidamente o infractor. (…) Este assunto da incapacidade da Ordem Jurídica (…) é demasiado sério e grave para ser deixado apenas aos especialistas e, em particular, aos juristas.”
Comentário de António Garcia Pereira ao capítulo 3 sobre mobbing,
Advogado e especialista em Direito do Trabalho, e Professor Auxiliar no ISEG.

A sessão pública de lançamento deste novo livro irá decorrer no próximo dia 08 de julho pelas 19h00 na Fnac Chiado e contará com a presença de Filipe Arantes Gonçalves, Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta, membro fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, Delfim Augusto d’Oliveira, Presidente da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, e António Garcia Pereira, Advogado, especialista em Direito do Trabalho.  

Sobre o Autor:
Diogo Telles Correia
Médico Especialista em Psiquiatria e Psicoterapeuta. Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde é Professor Auxiliar Convidado de Psiquiatria e de Psicopatologia. É Assistente Hospitalar do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria e Consultor na Unidade de Transplantação Hepática do Hospital Curry Cabral. Para além destas funções, é Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia e membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, bem como de múltiplas outras associações nacionais e internacionais. Tem vários livros publicados que são referências em Portugal e noutros mercados de língua portuguesa, bem como dezenas de artigos científicos na área da Saúde Mental em revistas internacionais de relevo.

Sobre o livro:
Título: "A Vida num Degrau - Histórias reais de quem venceu a depressão"
ISBN: 978-989-693-063-9
Nº de pág.: 136
P.V.P: 13.30€


Sobre a Pactor:
A PACTOR, marca editorial do Grupo LIDEL lançada em outubro de 2010, dedica-se à publicação de livros nas áreas das Ciências Sociais, Forenses e da Educação.
Fiel às reconhecidas competências editoriais e de qualidade do Grupo, a PACTOR propõe-se lançar no mercado livros que aliam uma componente prática de leitura simples a um grande rigor científico, proporcionando o acesso rápido e com qualidade ao conhecimento, sempre com um olhar atento para as novas tecnologias de edição.
No catálogo online da PACTOR – www.pactor.pt – os leitores podem encontrar todas as novidades da editora, e assim acompanhar o desenvolvimento das ciências sociais e da política contemporânea.
Com mais de 50 anos na divulgação do conhecimento científico, o Grupo LIDEL apresenta em catálogo mais de 800 obras em português, com colecções variadas destinadas a profissionais, estudantes e público em geral.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário