sábado, 7 de maio de 2016

[Novidade] - Bertrand: "A Falácia do Empreendedorismo" de Adriano Campos e José Soeiro

A Falácia do Empreendedorismo
Adriano Campos e José Soeiro

O livro será apresentado no Porto, dia 20 de maio, às 21h30, na Cooperativa Árvore, pelo Jovem Conservador de Direita, na sua primeira aparição pública.

Dois sociólogos habituados a suspeitar de explicações fatalistas para os fenómenos sociais complexos e a duvidar de quem propõe respostas individualistas para problemas colectivos, como o desemprego e a precariedade. Juntos aqui para questionar o empreendedorismo como resposta à crise de emprego.
  • Sabia que a totalidade das medidas de apoio ao empreendedorismo, nas quais foram investidas centenas de milhões de euros, chegaram apenas a 1% dos desempregados oficialmente inscritos?
  • Sabia que os países onde há taxas mais elevadas de autoemprego não são os países com economias mais inovadoras, mas sim onde há mais pobreza, como o Vietname ou o Bangladesh?
  • Sabia que a herança, e não o mérito e o esforço individual, tem um peso cada vez maior na acumulação de riqueza na nossa sociedade, ao contrário do que sugere o discurso do empreendedorismo?
Nos últimos anos, o empreendedorismo tem-se apresentado como a saída para a crise do emprego. Multiplicaram-se programas públicos de apoio e promoção do empreendedorismo. O tema entrou nos currículos de todos os níveis de ensino, havendo até workshops de «empreendedorismo para bebés». O «espírito do empreendedorismo» foi acolhido nas políticas sociais e desenvolveu-se uma rede de instituições, plataformas e encontros destinados a disseminá-lo. Neste livro, dá-se conta deste processo, dos mitos que lhe estão associados e dos resultados concretos alcançados.

De Steve Jobs a Oprah Winfrey, de Miguel Gonçalves ao Shark Tank, aqui encontrará as histórias de encantar do empreendedorismo. Mas também o outro lado desta narrativa.

Não estarão a vender-nos uma falácia?

Do livro:
Sobre o objectivo deste livro (da Introdução)
Trata-se, sim, de fazer uma crítica séria e fundamentada da narrativa hegemónica do empreendedorismo, da sua racionalidade tendencialmente totalitária e do projecto político que lhe está subjacente. Ao fazê-lo, pretendemos também contribuir para que se reabilitem outras racionalidades, se construam outras narrativas e se busquem outros projectos, fundados sobre uma ideia do humano em que a cooperação, a partilha, o planeamento colectivo e democrático e a escolha política se sobreponham à lógica autoritária da competição individual.

Índice:
Capítulos do livro:
I. Empreendorismos há muitos?
1. Histórias de encantar no Planeta Empreendorismo
2. Das caravelas à empresa em nome individua
II. Empreendorismo em Portugal: mitos e narrativos de uma «revolução silenciosa»
3. O empreendorismo no campo político
4. O empreendorismo vai à escola
5. A indústria da caridade e o empreendorismo dos trabalhos forçados
III. Quem ganha com o empreendorismo?
6. Herdeiros ou empreendores?
7. Empreendorismo e mobilidade social em Portugal?
8. O Empreendorismo cria emprego?
9. O negócio do empreendorismo.

Sobre os Autores:
Adriano Campos. 31 anos. Doutorando em Sociologia do Trabalho pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Membro do Conselho de Redacção da revista Vírus e da Direcção da Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis.

José Soeiro. 31 anos. Sociólogo. Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Activista do Teatro do Oprimido. É coautor, entre outros, dos livros Não Acredite em Tudo o que Pensa (Tinta-da-china, 2013), Ideologias Políticas Contemporâneas (Almedina, 2013), e Trabalho, Juventude e Precariedade (Praxis, 2012). É deputado da Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda.


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