sábado, 26 de março de 2016

[Opinião Tertuliana] - "Regresso a Mandalay" de Rosanna Ley

Sinopse:

Eva Gatsby interrogou-se inúmeras vezes sobre o passado do avô, Lawrence Fox, e o que teria exactamente acontecido na Birmânia, quando ele ainda jovem ali viveu. Eva dedica-se à restauração de antiguidades e os patrões propõem-lhe uma viagem de trabalho àquele país – sobre o qual o avô desde sempre lhe contara histórias fascinantes. É então que Lawrence decide quebrar o silêncio e finalmente falar-lhe do grande amor da sua vida, Maya, a mulher que nunca esqueceu. Numa tentativa de sarar as feridas do passado, confia a Eva uma missão que se revelará de contornos imprevisíveis. Eva inicia, assim, uma jornada que irá reconstruir o mosaico da história da família e que em simultâneo a obrigará a confrontar-se com sua capacidade de voltar a acreditar no amor.

Opinião:

Regresso a Mandalay é uma história que nos transporta para as inebriantes paisagens da Birmânia, hoje em dia conhecida como Myanmar.
Quem nunca sonhou com um destino como este?
Eva Gatsby cresceu a ouvir as histórias do avô sobre o país onde ele foi feliz. Desde sempre que Eva teve curiosidade em conhecer Myanmar e vê essa oportunidade surgir quando a patroa da sua empresa lhe pede para ela ir à Birmânia avaliar peças para a loja de antiguidades onde trabalha como restauradora.
Eva vê nesta viagem a oportunidade perfeita para conhecer o país do qual o avô tanto fala, bem como conhecer o seu passado e a mulher que ele tanto amou.
O avô de Eva pede-lhe para encontrar o amor da sua vida, uma mulher que o marcou para todo o sempre, e com quem manteve uma relação no passado.
O avô nunca contou a Eva todos os segredos daquilo que viveu em Myanmar e vê agora uma oportunidade para a neta ficar a saber mais, caso encontre o seu único amor - Maya.
Lawrence pede ainda a Eva que caso encontre Maya, esta lhe devolva um Chinthe, uma peça birmanesa de elevado valor, e que Maya lhe tinha entregue antes deste ir para a guerra.
No entanto, a Birmânia é sempre um motivo de discórdia na família de Eva, pois Rosemary, a sua mãe, nunca entendeu a paixão do seu pai por este país e pela mulher misteriosa a quem ele escreveu cartas que nunca enviou, e que a levou a afastar-se do seu pai. Depois da morte do marido, o pai de Eva, Rosemary decide largar tudo e ir viver para outro país, afastando-se assim do pai e também da sua filha que ficou a viver com os avós.
Eva está muito entusiasmada cm a ida à Birmânia e através desta vamos, aos poucos, conhecendo o país, tanto a nível político como histórico e cultural.
Uma história narrada a 3 vozes, a de Eva que nos descreve a Birmânia da actualidade, a de Lawrence que nos descreve a antiga Birmânia bem como a Segunda Guerra Mundial, e ainda o país relatado pela perspectiva de Maya.
Ao longo da história Eva vai percebendo que há algo de errado com as peças que lhe mandaram avaliar. Sendo a Birmânia rica em madeira e rubis de Mogok, bem como antiguidades, Eva começa a deparar-se com uma realidade que nunca imaginou.
Um romance com uma boa dose de mistério e aventura que nos deixa sempre a querer ler mais e mais.
Rosanna Ley transporta-nos para um livro com paisagens muito bem descritas, com bastantes segredos que vão sendo revelados ao longo do livro, culminando num final extraordinário.
Um livro que descreve pormenorizadamente a cultura e as vestes deste país que só nos faz desejar um dia visitá-lo.

Recomendo vivamente este livro. Fiquei agarrada a ele do princípio ao fim. Adorei!


Para quem o quiser adquirir, podem fazê-lo através do site da Wook aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário