terça-feira, 8 de março de 2016

[Novidade] - Guerra & Paz: "Praça do Império" de Maria João Carrilho

«Praça do Império» seleccionado para Festival du Premier Roman de Chambéry
 
O romance Praça do Império foi seleccionado para concorrer ao Festival du Premier Roman de Chambéry do próximo ano, pelo Grupo de Leitores das Bibliotecas de Oeiras. Maria João Carrilho surge assim entre nomes como Clara Ferreira Alves, Eduardo Sá e Helena Vasconcelos, na indicação para um festival que distingue romances de estreia. O autor do romance escolhido pelos leitores irá a França promover o título. 
 
Sinopse:
Uma lente que incide sobre Moçambique e São Tomé. Para os viajantes desta narrativa, o continente africano começa por ser uma passagem obrigatória – a Guerra Colonial.
As batalhas de que se não fala, os silêncios, as palavras proi­bidas – «que destino improvável te terá sido urdido, que força invisível te encaminhará para a teia que não queres tecer», interroga-se Tiago. Tudo se passa como se nada se passasse. Um parto difícil para quem a realidade se bastava entre Campo de Ourique e o Campo Grande.
Regressar, desta vez à Ilha de São Tomé, feita República Democrática, onde o cheiro de África permanece igual ao do princípio do mundo.
Dois homens e três mulheres percorrem itinerários que – pensam eles – os vão conduzir à descoberta de si próprios. Alguns atingirão a sua meta, outros ficarão pelo caminho ou farão grandes desvios para fugir à dor, à morte, à prisão.
Respostas improváveis são as que a vida lhes dá nos cami­nhos cruzados do destino. 
 

Sobre a Autora:
É lisboeta, nasceu numa família em que os sangues e histórias de guerra se cruzaram e viu publicadas as primeiras letras em Lourenço Marques. 
Foi bolseira da Fundação Gulbenkian e do American Language Institute. Serviu bebidas em Bona e burocracias em Lis­boa. Depois da licenciatura na Faculdade de Letras de Lisboa, estudou Teatro no Conservatório. Com Mandrágora passou pela Europália. Leccionou em Portugal e em São Tomé. 
Se não tivessem inventado a Internet, jamais os seus caderninhos teriam saído da gaveta. Alimenta dois blogues, Lentes de Ler e Pataniscas. Integra a associação Mapa Cultural, com a qual viaja pela lite­ratura e outros sonhos. 
Publicou Bem Cedo na Noite (2011) e Novelas Suburbanas (2014). 
Gosta de passear à beira-mar e de an­dar de eléctrico em Lisboa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário