terça-feira, 7 de julho de 2015

[Opinião Tertuliana] - "Uma semana para te Amar" de Monica Murphy



“Uma semana para te amar” foi a minha primeira leitura desta autora, até porque é o seu primeiro livro publicado cá em Portugal. Como faço com qualquer livro cuja capa me chame a atenção, li a sinopse deste e fiquei de imediato com imensa vontade de mergulhar nas suas páginas. Como se pode ver, ao pegar no livro, este tem poucas páginas, o que normalmente me desanima um pouco, pois isso significa que provavelmente a leitura vai durar pouco tempo. Como viria a concluir, a leitura foi realmente rápida, mas não por ter poucas páginas, mas sim por ter sido uma leitura que eu adorei!

Na sinopse podemos ler que a história do livro se centra em duas personagens principais: Fable Maguire, uma rapariga com uma família destruturada e a reputação de “fácil” no que diz respeito a rapazes e Drew Callahan, o típico jogador da equipa de futebol da escola, que tem toda a gente atrás dele, mas que esconde uma relação problemática com a sua família. O tempo que decorre ao longo das páginas do livro é curto, apenas uma semana, mas não é uma semana qualquer. É a semana em que Fable aceita fazer o papel de namorada de Drew, para que este a possa apresentar à sua família como tal. Em troca deste “teatro”, Fable receberá algum dinheiro, coisa de que extremamente necessita. No entanto, o que parecia ser apenas uma semana de relações falsas, torna-se algo mais…(que só saberão o quê lendo o livro!)

A narração está organizada por capítulos, sendo que a sua narração vai alternando entre a Fable e o Drew, pelo que o leitor pode, ao longo da leitura, ir conhecendo as personagens e a história do ponto de vista dos dois jovens. Já não é a primeira vez que me deparo com livros organizados desta forma e posso dizer que é uma característica que me agrada bastante em certos livros, pois permite-me conhecer as personagens de uma forma que não seria possível de outra forma, fazendo também com que eu, enquanto leitora, me ponha no papel das várias personagens da obra.

Monica Murphy tem uma escrita acessível, que sendo de fácil leitura não se torna desleixada ou parca em significado, tornando agradável a leitura do livro. Para além disso, a história que a autora nos conta, através das palavras das duas personagens, é mais profundo do que dá a entender num primeiro contacto com o livro. Não é apenas uma história de amor, debruçando-se também sobre temas como a família e as relações que se estabelecem dentro da mesma. Fala-nos no que é viver com uma família complicada e mostra-nos estratégias que um jovem utiliza para se manter à tona, enquanto é arrastado para os problemas familiares.

Posso assim concluir dizendo que foi uma leitura extramente agradável e surpreendente, que me fez ler o livro de uma ponta a outra em menos de nada. Aconselho a quem gosta deste género literário a le-lo, pois não se vai arrepender!


Uma última coisa: este livro tem uma sequela! (“Vou amar-te para sempre”)

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário