«Os Bebés de Auschwitz é uma história excecional, resultante de um extraordinário trabalho de pesquisa, escrito com uma empatia diligente.» - The New York Times
----- -----
Entre as vítimas do Holocausto enviadas para Auschwitz em 1944, três mulheres levavam consigo um segredo quando passaram pelos portões do infame campo de concentração. Priska, Rachel e Anka estavam grávidas de poucas semanas, enfrentando um destino incerto longe dos seus maridos. Sozinhas, assustadas, e após terem perdido tantos familiares às mãos dos nazis, sentiam-se determinadas em lutar pelo que lhes restava: as vidas dos seus bebés.
Estas mulheres deram à luz em circunstâncias inimagináveis, com intervalos de semanas entre si. Quando nasceram, os bebés pesavam menos de 1,5 Kg cada, e os seus pais haviam sido assassinados pelas forças alemãs, enquanto as mães se haviam transformado em «esqueletos andantes».

A biógrafa Wendy Holden descreve toda a história com minúcia, destacando a coragem destas mulheres e a bondade dos desconhecidos que as ajudaram a sobreviver. Os Bebés de Auschwitz é um livro comovente e uma celebração da nossa capacidade de amar, ajudar e sobreviver mesmo nos contextos mais tenebrosos.
A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos desta extraordinária história, aqui.
Alguns artigos internacionais sobre Os Bebés de Auschwitz:
Wendy Holden foi jornalista durante 18 anos, tendo trabalhado mais de uma década no Daily Telegraph, no qual era correspondente estrangeira e de guerra, e para o qual cobriu acontecimentos em todo o mundo.
É autora e coautora de mais de trinta livros, entre os quais se destacam alguns títulos sobre as vidas de mulheres extraordinárias, como Tomorrow Be Brave, sobre a única mulher a pertencer à Legião Francesa, A Lotus Grows in the Mud, biografia da atriz Goldie Hawn, ou Lady Blue Eyes, sobre Barbara, a viúva de Frank Sinatra. É também autora, entre outros, de Behind Enemy Lines, sobre um espião judeu que terá conseguido infiltrar-se repetidas vezes em território alemão, e do livro inspirador Haatchi & Little B.
Sem comentários:
Enviar um comentário