domingo, 24 de maio de 2015

[Novidades] - Planeta: Maio 2015


  --
Título: Quando a Desigualdade Põe em Risco o Futuro 
Autor: Yanis Varoufakis
N.º de Páginas: 192
PVP: 15,95 €
Disponível a partir de 20 de Maio

De prestigiado académico a cérebro económico do Governo grego com ideias pouco convencionais, gosta de tentar o que outros consideram impossível.
O novo ministro da Finanças da Grécia é o verdadeiro protagonista da actualidade política e económica dos últimos meses na Europa, e convida-nos a conhecer de uma forma descontraída, educativa e algo crítica uma série de questões fundamentais sobre a Economia: 
O que é a riqueza; o que é a pobreza; quando e porquê estas desigualdades se geram; o que é a relação entre poder e dinheiro; o que são os mercados financeiros, entre outros.
Este livro, com um tom ligeiro mas informado, recorre a exemplos do cinema e da literatura para ilustrar as realidades tratadas.
Um livro que, graças à sua linguagem informal e acessível, se dirige a todos os leitores, mesmo aos menos familiarizados com a terminologia económica, mas interessados em perceber o funcionamento dos mecanismos que regem a economia global. 
Yanis Varoufakis assume a responsabilidade de explicar às gerações futuras, aqui representadas pela filha adolescente, de onde procede esta profunda crise económica e os valores que não têm de aceitar como um legado.

Desde que em 2008 a crise financeira começou a afectar o mundo, a economia tornou-se o foco das nossas preocupações e das nossas conversas. É por isso que, mais do que nunca, é necessário uma «economia sem gravata», longe da linguagem técnica e formal, para explicar questões tão fundamentais como a razão para a existência de riqueza e pobreza, quando se geraram as desigualdades, qual é a relação entre poder e dinheiro, ou por que é que a dívida gera a fortuna de outros.
O seu estilo despojado, sempre de sorriso aberto e sem gravata fá-lo destacar-se num contexto tradicionalmente formal e «cinzento». O livro faz um retrato claro do estado da Europa, em particular, e da Economia, em geral.
Crítico de keynesianos e neoliberais, Varoufakis colabora como analista económico em vários meios de comunicação, como BBC, CNN e Sky News, sendo igualmente conhecido pelo seu blog (yanisvaroufakis.eu), em que analisa a actualidade política e económica de uma perspectiva pessoal.

Sobre o autor:
Yanis Varoufakis (Atenas, 1961) é economista, professor universitário e autor de vários livros sobre economia e questões sociais. Em Janeiro de 2015, após as eleições parlamentares gregas em que o Syriza tomou o poder, foi nomeado ministro das Finanças da Grécia e, como tal, responsável pelas negociações com a Troika sobre a delicada situação do país, o que o catapultou para a vanguarda do interesse dos media.

Titulo: Mandalas e Outros Desenhos da Selva Para Colorir
Autor: Antonio F. Rodriguéz Esteban
N.º de Páginas: 128
PVP: 11,65€
Nas livrarias a partir de 20 de Maio

Um livro, especialmente dirigido ao público adulto, recheado de frases inspiradoras que vão ajudar a descontrair e a serenar a mente.
Mandalas e Outros Desenhos da Selva para Colorir contém belíssimas ilustrações que acabarão por se transformar em verdadeiras obras de arte.
Liberte-se do stress com este livro para colorir, que promove o relaxamento, a concentração e a criatividade.
«A alma é a mesma em todas as criaturas, ainda que o corpo de cada uma seja diferente.»Hipócrates

«As crianças e os animais entendem melhor a minha música.» Igor Stravinsky

Os mandalas ocupam um lugar especial nas representações iconográficas do budismo. Um mandala é um sistema gráfico que contém um espaço mental sagrado, um diagrama cosmológico e energético capaz de purificar a mente e reconciliar as nossas energias dispersas. Mandala é uma palavra do Sânscrito que significa círculo, roda e totalidade.
Neste livro encontrará uma série de mandalas e outros desenhos para colorir, concebidos especialmente para poder usufruir da serenidade e relaxamento proporcionados pelo focalizar a atenção numa actividade criativa. Colorir é uma terapia muito eficaz para combater a apatia, a tristeza ou o stress. O facto de escolher a figura que vai pintar permite equilibrar a mente e recuperar a energia.
Atreva-se a explorar a dimensão de cor e atenção que lhe proporcionará uma sensação de serenidade incomparável. 
 
INFANTIL-JUVENIL
 
A Senhora Clap e o Mundo na Palma das Mãos
Marta Duque Vaz
Ilustrações: Alexandre Esgaio 

Uma nova autora que se estreia com uma história tão extraordinária que vai pôr os jovens leitores a aplaudi-la de pé.
Antropóloga de formação, Marta Duque Vaz mudou a sua vida para poder contar histórias.
Com tempo e memória. A Senhora Clap é uma investigadora de uma nova área de saber – a Aplausologia.
Quando bate palmas, abre muito os olhos. Tanto, tanto, que se vê tudo dentro dela, ficando totalmente transparente do lado esquerdo.
Se é sabido que o bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo, o que podem causar as nossas palmas, se batidas com emoção e atenção verdadeiras?
A Senhora Clap bate palmas de uma maneira tão perfeita e sentida que metade do seu corpo fica transparente de emoção.
Partindo do diário de uma avó e das suas próprias observações, vai fazendo uma investigação à forma como as pessoas batem palmas em diversas situações, anotando no seu caderno de campo de investigadora tudo aquilo que vai aprendendo, com o fito de escrever um Tratado sobre a Arte de Bater Palmas em Situações Alegres e Tristes.
Vamos, pois, acompanhando as actividades e observações da Senhora Clap até chegar à mais certa e segura das suas conclusões, que resume de certa forma o seu trabalho como investigadora das emoções humanas:
Amar é bater palmas.
O livro perfeito para crianças a partir dos 10 anos, professores e famílias.

Tal como a personagem que dá nome ao seu livro, a Senhora Clap, também Marta planeia criar uma «Escola do Aplauso», dirigida ao público escolar e não só, e workshops de «Aplausologia».

A Senhora Clap tem já uma página no Facebook com 1300 seguidores.

www.facebook.com/pages/Senhora-Clap/588145527961228?fref=ts

Sobre a autora
Marta Duque Vaz trabalha há 28 anos. Começou a escrever com 16, num jornal regional, em Vila Nova de Famalicão, onde nasceu. Em 1989, obtém a carteira profissional de jornalista, mantendo-se sempre no jornalismo de imprensa, a sua paixão mais antiga, depois da poesia.
Viajou, mudou de profissão, foi gestora em diversas empresas e, em 2009, regressou, ao jornalismo. É cronista e tem trabalhado como freelancer. Licenciada em Antropologia e pós-graduada em Gestão de Organizações de Economia Social, vive no Porto desde os 19 anos.

Sobre o ilustrador
Alexandre Esgaio nasceu em 1973 na pequena vila da Nazaré. Volvidos mais de 30 anos deixou a Psicologia Clínica, as livrarias e as editoras para se dedicar a tempo inteiro ao desenho, sua grande paixão. Adora banda desenhada, rock n’roll e o mar. Vive actualmente em Lisboa.

A FEITICEIRA DAS MARÉS
Tea Stilton

A série Princesas do Reino da Fantasia, que conquistou o coração de muitas jovens leitoras, está de volta com este sétimo livro e mais uma emocionante aventura.
Após a derrota do Príncipe sem Nome, as princesas têm de enfrentar um novo e
aguerrido inimigo: as Feiticeiras Cinzentas.
O primeiro ataque, levado a cabo pela Feiticeira das Marés, tem como objectivo o pacífico Reino dos Corais, governado pela princesa Kalea.
Para reprimir a ofensiva, terão de contar com empenho, astúcia e muita coragem…
Uma clássica luta entre o Bem e o Mal, recheada de valores de solidariedade, bravura e romantismo, onde o amor à natureza, a fraternidade e a valentia vencem os maiores obstáculos.
Uma frota de navios-fantasma sulca as águas tempestuosas do Mar das Passagens.
Durante uma épica batalha entre as ondas, as princesas têm de unir forças e dar tudo para suplantar os planos de Aquária, a indomável Feiticeira das Marés.
Agora que o Rei Malvado e o Príncipe sem Nome estão adormecidos na Rocha do Sono, anuncia-se uma época de prosperidade para o Grande Reino.
Precisamente quando tudo parece correr bem, uma sombra perfila-se no horizonte: as Feiticeiras Cinzentas voltaram. Antigas aliadas do Rei Malvado, estas criaturas sem tempo estão determinadas a combater as princesas com as armas da Magia sem Cor.
Numa batalha sem precedentes, as cinco filhas do Rei Sábio irão descobrir que algo no passado das feiticeiras, um segredo escondido no tempo, será revelado para as poder derrotar.
Recomendado para crianças a partir dos 8 anos.
Este livro, tal como os anteriores da série, é ilustrado a preto e branco, e inclui dezasseis páginas a cores com todos os segredos da Rainha.
E há mais uma surpresa: a parte interior da sobrecapa transforma-se num fantástico poster da Feiticeira.

MICAS E O CÓDIGO ÍNDIO
Patrícia Reis

Micas e os seus amigos estão de volta para uma nova e emocionante aventura, desta vez no Estoril.
No ano em que se comemoram os 70 anos do fim da II Guerra Mundial, este novo livro, que integra o Plano Nacional de Leitura, tal como toda a colecção, é passado no Hotel Palácio, no Estoril.
Uma série que integra como heróis crianças comuns e descontraídas, e que vai ajudar os jovens leitores a conhecerem mais um espaço cultural português, de uma forma divertida
e cheia de aventura.
Um convite para uns dias de férias na vivenda onde mora o Come-Tudo e o grupo do Micas vai descobrir que o Estoril, mais do que praias e Casino, é um verdadeiro museu ao ar livre.
E que a História da Segunda Guerra Mundial passou, e muito, por aqui, com espiões, contra-espiões, refugiados, reis e rainhas e até escritores.
Sabiam que as aventuras do Agente Secreto 007 nasceram ao balcão do bar do Hotel Palácio? E que os nazis e os aliados tinham hotéis separados para se alojarem?
O que não sabiam, nem o Micas e os amigos, era que mesmo dentro da casa do Come-Tudo se iria desvendar uma história tão curiosa, que envolve uma história de amor, um índio (verdadeiro!) e um código utilizado para que a informação não caísse nas mãos do inimigo...

Sobre a autora
Nasceu em 1970, começou a sua carreira jornalística em 1988 no semanário O Independente, passou pela revista Sábado e realizou um estágio na revista norte-americana Time, em Nova Iorque.
De volta a Portugal, é convidada para o semanário Expresso, trabalhou nas revistas Marie Claire, Elle e nos projectos especiais do diário Público. É autora de vários livros infantis e juvenis editados na Planeta.

O MISTÉRIO DA MÁSCARA CHINESA
Patrícia Reis

O terceiro livro da série de grande sucesso entre os mais novos, O Diário do Micas, esgotado no mercado, agora recuperado pela Planeta.
Um livro divertido e didáctico, que integra o Plano Nacional de Leitura, tal como toda a colecção, que dá a conhecer os museus e espaços culturais portugueses com humor, leveza e muito mistério.
Micas e os seus amigos são um grupo de miúdos curiosos e que aprendem imenso «ao vivo» com estas aventuras, onde há desde os «cromos» sabichões até aos que têm muitas dificuldades na escola.
Uma série que integra como heróis crianças comuns e descontraídas, e que vai ajudar os jovens leitores a conhecerem mais um espaço cultural português, de uma forma divertida
e cheia de aventura.
O Micas, cheio de saudades dos amigos (e das amigas) aproveita a abertura em Lisboa do Museu do Oriente para organizar uma visita em grupo.
Mas, à chegada, todos são surpreendidos com uma estranha revelação-não, desta vez não desapareceu nada, mas há uma máscara a mais na exposição das máscaras chinesas. E valiosa.
Quem a terá lá posto e porquê? Está visto que, para resolver o mistério, o Inspector Ponciano não pode dispensar a ajuda destes detectives de palmo e meio.
Tal como em todos os volumes da série, o livro termina com um glossário de termos e factos envolvidos na história, fornecendo informação útil e rigorosa.


Sem comentários:

Enviar um comentário