domingo, 19 de abril de 2015

[Opinião Tertuliana] - "Quatro" de Veronica Roth



A série Divergente foi uma das séries literárias de que mais gostei até hoje. Já li bastantes, visto que sou uma fã acérrima de sagas literárias, principalmente se a sua história se passar num mundo distópico. Já há algum tempo que li o último livro da série, que me deixou com um desgosto enorme por ter terminado, pelo que quando este livro de histórias da saga saiu não pude deixar de o ler.

 Após ter ficado com a chamada “ressaca literária”, depois de ler o “Convergente”, foi difícil voltar a entrar no mundo de Tobias Eaton (Quatro) e Tris, pois foi uma saga de que gostei muito e a qual me custou deixar. Achei interessante saber que a autora começou por iniciar a escrita desta saga do ponto de vista do Quatro mudando posteriormente de ideias e deixando o que tinha escrito de parte. Gostei também que ela tenha decidido publicar esse primeiro texto, bem como algumas cenas do “divergente” contadas pelo Quatro.

 Só posso dizer que adorei voltar ao mundo distópico da sociedade dividida em facções e às personagens a que tanto me apeguei quando li a trilogia. Gostei particularmente de voltar a percorrer os acontecimentos do primeiro livro mas desta vez do ponto de vista do Tobias, pois consegui colocar-me no papel dele e perceber o que ele pensava e sentia em cada uma das cenas. Ao ver pelos olhos dele pude ainda ficar a conhecê-lo melhor. Para isso contribuiu também a primeira parte do livro, em que a história se passa antes de Tris entrar para os Intrépidos, centrando-se na cerimónia de escolhas de Tobias e na sua iniciação nos Intrépidos.

 Escusado será dizer que voltei a chorar em algumas das cenas em que tinha chorado quando lidas no primeiro livro. E quando acabei de ler o livro voltei a sentir aquele vazio que senti quando acabei de ler o último livro da saga, sentindo uma vontade enorme de voltar a ler todos os livros para poder voltar a entrar naquele fantástico mundo distópico em que nada é o que parece ser.


 Infelizmente já não vai haver mais livros, pelo que tenho que me mentalizar que a minha aventura pelo mundo de Tris e Quatro fica por aqui, pelo menos no que diz respeito aos livros (ainda posso rever a história nos filmes).

Sem comentários:

Enviar um comentário