segunda-feira, 27 de abril de 2015

[Opinião] - "Cavalo de Fogo - Gaza" de Florencia Bonelli



"Cavalo de Fogo - Gaza" é o terceiro, e último, livro da trilogia "Cavalo de Fogo" de Florencia Bonelli, e posso dizer que esta foi uma trilogia que eu AMEI, uma das trilogias que mais gostei e que vou relembrar com carinho até, um dia quem sabe, tornar a ler.

Gostei muito dos livros anteriores, cada um à sua maneira (podem ver as opiniões no blog sobre Cavalo de Fogo-Paris e Cavalo de Fogo- Congo e ), mas esta leitura foi ainda mais prazerosa. É um sentimento agridoce: é muito bom, é o encaixar de todas as peças dos livros anteriores, é no final ver a obra concluida, e que boa obra... mas por outro lado fica uma saudade das personagens, das paisagens e de tudo o que vivemos nas páginas destes 3 livros.

Continuamos a acompanhar a vida de Eliah Al Saud e Matilde Martinez, bem como dos diversos personagens que fomos conhecendo ao longo dos livros anteriores.
Eliah Al Saul é dos personagens masculinos que mais me cativaram nas leituras dos últimos anos, e neste livro não é excepção. Não sei se são como eu mas, ao ler, sonho. E Al Saul, apesar de todo o seu passado, e de, claro, ter cometido erros, alguns gravíssimos, seria o homem que eu gostaria de ter apaixonado por mim: forte, corajoso, romântico, sensual...mas acima de tudo muito apaixonado pela mulher que lhe arrebatou o coração.
Matilde Martinez é uma personagem feminina aparentemente frágil mas com uma força e uma garra de guerreira. Delicia-me o facto de ser pediatra e de não ser a mulher fútil e estupidamente apaixonada que quase se torna acéfala. É uma mulher inteligente, sofrida, e que com a vida se desligou dela para dar o melhor de si aos outros. É uma mulher dorida e ferida, mas que neste livro tem um crescimento importante. A sua relação com todos os personagens é fundamental para a complexidade que a sua personagem adquire.

Não posso deixar de referir personagens que adorei, e que têm um papel relevante nesta última leitura: Taylor, que depois de ter um papel odiado em Cavalo de Fogo- Congo, nesta leitura se redime, tornando-se num personagem do qual gostei bastante; Diana, a guerreira sérvia que foi salva por Al Saud, não sendo uma personagem muito explorada nos restantes livros, neste livro a sua história pessoal é aprofundada e a componente psicológica desta personagem é bastante enfatizada, tornando-a numa personagem por quem sentimos bastante carinho; Jerôme, já me tinha cativado no livro anterior e neste assume uma importância maior, sofremos com o sofrimento que esta criança passa; e, não pelos melhores motivos, mas adorei a complexidade da personagem de Moses, o ódio que se consegue sentir por este personagem é muito grande, e o enredo que a autora criou à volta de Moses é, simplesmente, brilhante.

Para além dos personagens, que são muito bem conseguidos, conseguimos sentir que os conhecemos, associamos caracteristicas fisicas mas a autora consegue levar-nos a explorar o psicológico de cada um deles; adoro o facto de sentir, especialmente desta leitura, que há uma ligação grande e palpável com os livros anteriores. A acção de Paris e do Congo continua a existir nesta leitura, nunca sendo descurada.

O conteúdo histórico desta trilogia também me agradou bastante. O conflito israel-palestiniano era um tema bastante desconhecido para mim, e com esta trilogia pesquisei mais sobre o assunto, e posso dizer que fiquei a saber bastante mais sobre este pedaço da história mundial recente.

Esta é uma trilogia, para mim, bastante completa e que me encheu as medidas por completo. Tem acção, mistério, intriga, conteúdo histórico, tem ritmo, tem momentos mais densos e momentos mais leves, tem humor, romance, sexo, sensualidade... esta trilogia tem tudo aquilo que faz com que eu adore uma leitura, me embrenhe nela e não queira que acabe.

Não há palavras que cheguem para vos explicar o quanto gostei desta trilogia, e este último livro foi a cereja no topo do bolo. Aconselho sem qualquer dúvida,uma trilogia completa, repleta de emoções, e que não deixará o leitor indiferente.

1 comentário:

  1. Amei!! Mas que história Brilhante!! No fim do terceiro livro, tudo se encaixa na perfeição! Quando acabei, senti uma enorme saudade das personagens! Uma Depressão- Pós-Livro! A reler sem dúvida!

    ResponderEliminar