domingo, 7 de dezembro de 2014

[Cinema] - Em Chamas e The Hunger Games - A Revolta Parte I

Ontem fui ao cinema ver "The Hunger Games - A Revolta Parte I", quando vinha escrever a opinião do filme percebi que ainda tenho a opinião do filme anterior, ou seja, "Em Chamas" para fazer. Assim vou fazer algo do género 2 em 1.

Eu não li os livros, e portanto não tenho meio de comparação. Tenho adoradooooo os filmes, adoro as personagens na sua maioria e sou fascinada por todo o mundo distópico que vemos aqui.


"Em Chamas" é a continuação do primeiro filme, claro. Nele continuamos a acompanhar Katniss e Peeta a participarem nos jogos...mas desta vez com uma reviravolta: os jogos englobam todos os vencedores dos jogos anteriores. São os melhores contra...os melhores. E, supostamente, só o melhor sobrevive.

Um filme cheio de acção, onde mais uma vez nos deliciamos com o amor entre Katniss e Peeta, onde nos dói o coração com o amor não correspondido de Gale, a humanidade de Katniss para com os outros e o facto dela pensar sempre em quem a rodeia, e não apenas nela mesma.

Um final inesperado faz-nos querer que o terceiro filme venha rapidamente para os ecrans, no entanto isso só acontece no ano seguinte -.-

E foi por isso que não resisti a ir ver "The hunger games - a revolta parte i". Sou sincera, odeio coisas divididas em partes, e já estou ansiosa por ir ver o último filme.
Neste filme continuamos a seguir Katniss. Os jogos terminaram de forma conturbada, o Distrito 12 sofreu com as atitudes de Katniss no final dos jogos, e não sabemos o que aconteceu a Peeta e aos restantes vencedores que não foram salvos da arena.

No final de "Em Chamas" percebemos que estaria a ser combinada uma estratégia de revolta por parte de alguém, e que certas coisas que foram acontecendo estavam já previstas, e neste terceiro filme conseguimos perceber melhor a magnitude dessa estratégia.
É neste filme que conhecemos o "extinto" distrito 13, o modo como vivem, e a forma como pretendem confrontar o Capitólio. Mais uma vez Katniss tem um papel fundamental nesta revolta, mas confronta-se sempre com os seus pesadelos, os seus medos... e o seu amor por peeta e a vontade que tem que ele não tenha morrido, e que ele volte para si são e salvo.

Este é um filme com menos acção, com mais estratégia e planificação. É um filme mais lento, com um ritmo menos frenético e mais emotivo e emocional.

Gostei muito de ver Haymitch sóbrio, a beleza de Effie sem toda a exuberância que a caracterizava, Gale e o seu amor por Katniss, mas de certa forma também o seu amor próprio, e claro...Katniss, a sempre forte, humilde e genuina Katniss Everdeen.

Neste filme algo que gostei foi, especialmente, o inesperado, o não sabermos o que iriam fazer a seguir, ora ataca o capitólio, ora ataca o distrito 13.... a luta para que os distritos se unam, a vontade de o fazerem e o medo do capitólio, as vidas que se perdem para que muitas se possam ganhar... e perceber que nisto tudo, há alguém que está SEMPRE um passo à frente.

Excepcional, e espero que o último filme faça jus a estes três que já vimos :D

Sem comentários:

Enviar um comentário