domingo, 23 de novembro de 2014

[Opinião] - "A Prova do Ferro" de Holly Black e Cassandra Clare


"Pensámos que tu sabias (...) permitindo que a tua mente e o teu corpo crescessem para que tu pudesses, uma vez mais, tornar-te o temível rival (...) parti do principio de que,se querias ser abordado, ter-me-ias contactado.
(...)
Vais matar-me?
Matar-te?Eu tenho estado à tua espera
(...)
Se não te matarem. Vão tolher a tua magia e vão mandar-te embora para junto de um pai que, nesse momento, saberá com absoluta certeza que não é teu pai"




Sabem que não costumo ler muita fantasia, não que não goste, mas preciso que o livro me agarre e, geralmente, não me conseguem chamar a atenção.
Mas Cassandra Clare conseguiu desde o seu primeiro livro, razão pela qual li todos os seus livros publicados pela Planeta até agora (série dos Instrumentos Mortais e das Origens - falta só o último, editado este mês), e não resisti a querer ler este, escrito em conjunto com Holly Black.

"A Prova do Ferro" é o primeiro livro da série Magisterium, contando-nos o primeiro ano de Callum Hunt na escola dos magos, o Magisterium. Cada volume nos conta o percurso de Cal num "ano lectivo", na sua caminhada para se tornar um grande mago.
Neste primeiro volume conhecemos a personagem principal, claro, e algumas personagens que vão, sem dúvida, ter crescente importância ao longo, tanto deste livro como dos seguintes.

Callum Hunt é um jovem que vive com o pai e cuja mãe morreu quando ele era bebé, sabendo ele muito pouco da sua mãe e de como esta morreu. Cal apenas sabe que a mãe morreu por causa da magia, e que a magia é uma coisa má da qual ele tem que tentar fugir. Este personagem tem uma peculiaridade, tem um problema físico numa perna, o que o fez ser sempre vitima de buylling na escola, tendo adquirido comportamentos e atitudes de modo a precaver-se e defender-se desse tipo de ameaça, o que tolda a sua personalidade e maneira de ser. É uma personagem interessante de conhecer e bem construída, que vai crescendo bastante ao longo da leitura e de quem vamos começando a gostar e a sentir algum carinho.

Conhecemos também Alastair Hunt, pai de Callum, que neste volume tenta a todo o custo proteger o filho daquilo que ele indica ter morto a sua mulher - a magia. Callum tem que fazer a Prova do Ferro, para que entre na escola de magia, e o pai tenta por tudo que Call falhe essa prova. É um homem triste e revoltado, que esconde dentro de si um segredo que apenas ele e a sua mulher sabem (julga ele).

Para além deles os dois vamos conhecendo os diversos colegas e professores do Magisterium. Conhecemos Aaron e Tamara, colegas de equipe de Call, vão crescendo juntamente com ele, individualmente e em grupo, e têm, ambos, papeis importantes e fulcrais neste livro. Conhecemos ainda Jasper, que vamos percebendo as suas fragilidades ao longo da leitura, Celia, a pequena apaixonada por Call e Drew, um personagem que passaa despercebida mas que tem um papel preponderante neste livro, o que é uma reviravolta que não esperava, e que foi muito bom. O mestre Rufus, mestre de Callum, é uma personagem enigmática e pragmática, inteligente e cujo seu principal objectivo é ensinar, realmente, as competências que os seus alunos necessitarão, eventualmente, mesmo que as tarefas não o façam prever, de todo.

Adorei o livro. Adorei a forma de escrita e o mundo que as autoras criaram. O final foi muito bem conseguido, e faz-nos ficar a pensar no que fatiamos se fossemos aqueles personagens, qual a melhor saída, quando nenhuma delas se afigura ideal? Fazemos o correcto para nós, ou o correcto para salvar os outros?

Sabem o engraçado? É que eu não gosto de Harry Potter, mas, de certo modo, encontrei semelhanças neste livro: talvez a escola de magia, o trio principal ser composto, também, por dois rapazes e uma rapariga muito competente, e até a relação entre o bem e o mal, de certo modo... (e não falo de escrita nem nada, apenas de algumas nuances do enredo). E, não gostando de HP, adoreeeei Callum, adorei o Magisterium e a magia que há naqueles corredores.

Aconselho sem reservas a sua leitura.

1 comentário:

  1. Acho que é a primeira vez que ouço alguém dizer que não gosta de Harry Potter. Porqué que não gostas? Achei interessante e fiquei curiosa para saber o motivo.
    QUero muito ler esse livro, aliás toda a série, embora não goste da série da Cassandra Clare (só li Cidade dos Ossos e não gostei).
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar