sábado, 25 de outubro de 2014

[Opinião] - "Uma Duquesa em Fuga" Jennifer Haymore



"– Ah! Eu bem achava que havia qualquer coisa na maneira como ambos falam… – Pensativa, virou‑se para Sarah, que continuava de braço estendido enquanto a senhora Hope esfregava pomada numa ferida do seu antebraço. – Gostarias de prosseguir nos estudos, minha querida?
Sem saber o que responder, Sarah olhou para o pai. A resposta era sim, claro que adoraria aprender mais. Sobre tudo. Em especial sobre 
a Guerra de Tróia a que Simon se referira. Se a mãe ainda fosse viva, Sarah iria a correr pedir‑lhe que lhe contasse a história.
Mas que resposta gostaria o pai que ela desse?"





"Duquesa em Fuga" é o primeiro livro da série "A Casa de Trent" e foi o primeiro livro que li da autora. Admito que não tinha qualquer  tipo de expectativa e foi uma leitura muito prazerosa. 

Com uma escrita fluida, simples, leve e cativante, Jennifer Haymore traz-nos um livro romântico e doce com um pequeno toque misterioso, que nos consegue captar a atenção ao longo das páginas.

O livro começa com a narrativa de uma situação que ocorreu com os personagens principais quando ainda eram crianças. Um episódio importante para a continuação da história, o ponto de partida daquilo que viria a ser um bonito amor, mas acima de tudo um momento delicado e mimoso.  O facto da autora dar uma história, um passado, aos personagens foi algo que muito me agradou. Há tendência para que os personagens morram de amores assim que se conhecem, e admito, o amor à primeira visto, tão comum nestes livros, começa a não me fascinar. 

Ao longo da leitura vamos conhecendo melhor Sarah e Simon, as personagens principais, mas também vamos sendo agraciados com pequenos momentos onde nos vão sendo apresentados os irmãos Trent. Ficamos com vontade de conhecer cada um deles, não podendo deixar de ir investigar se cada personagem tem direito a um livro :)

Sarah não foi uma personagem que me tivesse agradado por aí além. Apesar de não ser a tipica mulher apaixonada que surge neste género de romance, é uma personagem a quem falta algo, é inteligente, determinada, devota ao homem que ama mas... deslavada.
No entanto, houve várias personagens de quem gostei imenso: Simon, um homem apaixonado que envolvido nas suas dúvidas luta entre a razão e a emoção. Este confronto vai sendo resolvido de forma magistral ao longo do livro, sendo parte alta da história. 
Esme, a única rapariga Trens, tímida e reservada, surge diversas vezes ao longo deste livro e fez-me querer saber mais sobre a sua história, sobre o que estará por detrás daquela doce menina.

E os vilões...oh sim, os vilões. Gostei bastante, é o mistério de desaparecimento da duquesa, e os vilões que vão surgindo ao longo da leitura que dão ritmo e acção, e estão bastante bem conseguidos.

A época, em si, não é descrita exaustivamente, vai havendo subtis descrições que nos fazem imaginar um pouco do contexto que rodeia os personagens, mas não mais do que isso.

"Uma Duquesa em Fuga" é um verdadeiro conto de fadas. É leve e doce, o "gelado de chocolate" perfeito para os dias mais sensíveis, quando mais precisamos de sonhar e nos sentirmos princesas, adoradas e apaixonadas.
Aconselho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário