sábado, 23 de agosto de 2014

[Opinião] - "A Caminhar para o Desastre" de Jamie McGuire



"Antes de Abby, nunca me apaixonei por ninguém, e depois de Abby ainda ninguém foi capaz de despertar o meu interesse.

(...)

Embora tivéssemos feito a vida um ao outro num inferno, a verdade é que tínhamos encontrado o céu. Talvez fosse mais do que o merecido para um casal de pecadores"








 Lembram-se de "Um desastre Maravilhoso" de Jamie McGuire (ver opinião aqui)? Pois bem, este é o segundo livro e conta-nos precisamente a mesma estória, no entanto através do ponto de vista de Travis Maddox, o protagonista masculino.

Enquanto que no primeiro livro conhecemos todo o enredo e personagens através da visão de Abby, neste livro ficamos a conhecer o mesmo enredo e os mesmos personagens mas sob a visão de Travis. Acredito veementemente que foi um desafio para a autora escrever do ponto de vista de um personagem masculino mas atrevo-me a dizer que o fez de forma magistral. À alguns anos que me dou mais com rapazes do que com raparigas e posso dizer que encontramos muitos dos traços masculinos na forma como Jamie McGuire nos apresenta o enredo através de Travis (atenção que não estou com isto a querer fazer estereótipos ou julgamentos de valor mas inevitavelmente o ser masculino tem traços gerais diferentes de pessoas do sexo feminino, tanto no modo de percepcionar as situações, de as sentir/viver como de as analisar e descrever).

No primeiro livro temos uma narrativa muito mais sentimental, com um ritmo de emoções bastante frenético. É um livro no qual as emoções são bastante descritas e temos uma visão de Travis como este sendo um mulherengo, brutamontes e com muito poucos sentimentos. Ao ler "A caminhar para o Desastre" conseguimos entrar no mundo "interior" de Travis Maddox e compreender melhor as razões para ele ser, na verdade, como é. Travis torna-se uma personagem mais completa e, acima de tudo complexa,assim como todo o enredo, o que me fez adorar a "personagem" que ficamos a conhecer com este livro.

Posso dizer-vos que gostei bem mais deste 2º livro do que do primeiro (e tenham em atenção que gostei bastante de "Um desastre maravilhoso") e estou curiosa para saber o que nos traz a autora no terceiro livro, "a beautiful wedding" em inglês.

Meninas que ficaram "KO" com o Travis Maddox, não podem perder esta leitura. E meninas que não ficaram... leiam que vão ficar :)
Aconselho a leitura, em especial aos leitores que gostaram do primeiro pois, como vos digo, gostei ainda mais deste livro.

             "Ama intensamente…Luta ainda mais intensamente…»

Sem comentários:

Enviar um comentário